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Entrevista comportamental

Entrevista comportamental: quais os benefícios?

A entrevista comportamental é uma técnica que tem ganhado cada vez mais relevância no departamento de Recursos Humanos (RH). O motivo é que permite um melhor alinhamento das pessoas com os objetivos das empresas.

O que vale para os colaboradores que fazem parte das equipes internas, assim como para os candidatos dos processos seletivos. Aliás, as habilidades de comportamento são um dos fatores mais relevantes na contratação, dizem 55,74% dos líderes.

O dado foi divulgado no estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, da Robert Half com a The School of Life. Ele traz outros números interessantes de serem avaliados:

  • 60,47% dos líderes demitiram colaborador por atitudes incompatíveis;
  • 93,58% dos líderes dizem que trabalharam com pessoas desafiadores;
  • 52,31% dos liderados pediram demissão por conta de outros colaboradores.

A partir dos dados, fica provada a importância de considerar esse tema na sua empresa. A entrevista comportamental é uma ferramenta que auxilia no processo de contratação. Continue lendo e saiba o que é, como funciona e como aplicar essa estratégia. 

O que é a entrevista comportamental

O que é entrevista comportamental

É um método que avalia as competências das pessoas a partir de análises de condutas. A entrevista comportamental acontece com perguntas direcionadas para várias situações. Dessa forma, os entrevistados indicam as reações e práticas deles, a partir daqueles acontecimentos.

Ao avaliar as respostas, os recrutadores podem estabelecer a conexão daquele perfil de candidato com os interesses da empresa. É uma forma de saber se as habilidades pessoais e de autogestão, por exemplo, estão de acordo com que se espera do funcionário.

Com relação às perguntas, podem acontecer de modo genérico e globalizado. No entanto, também permite-se o uso de situações que, de fato, aconteceram ou acontecem rotineiramente no ambiente de trabalho. As principais se relacionam com:

  • Fit cultural;
  • Propósito;
  • Valores;
  • Metas.

Mas as temáticas podem variar conforme a organização. E, diferente do que muita gente pensa, a ideia não é validar se as pessoas vão vender mais ou trabalhar muito. O foco, geralmente, é mapear o perfil deles para prever futuras atitudes nas equipes.

As diferenças entre os tipos de entrevistas

A entrevista comportamental é diferente da tradicional. Isso porque é totalmente focada nesse olhar mais clínico para as chamadas soft skills, focadas nas ações pessoais. Logo, não dá a mesma ênfase nas hard skills, isto é, o conhecimento técnico sobre assuntos.

Portanto, os recrutadores não avaliam a capacidade de resolver problemas relacionados à área de atuação. Nem comprovam se estão conforme o currículo. Entretanto, estão focados em entender as ações individuais e sociais do candidato, que vão além dos cursos e faculdades.

Os tipos de perfis comportamentais

A partir de cada método, é possível classificar os tipos de comportamentos, importante até mesmo para as políticas de home-office. O Profiler é um dos mais usados e, abaixo, listamos os resultados possíveis nesse teste.

A partir dele, dá para descobrir o tipo de liderança e as aptidões das pessoas. Assim como sua influência em relação ao ambiente.

Comunicador

São pessoas com carisma, que se entusiasmam com novidades e novos projetos. Geralmente, otimistas em relação aos resultados e com bons relacionamentos. Elas têm alto poder de influência, estão abertas a opiniões e apaziguam conflitos.

Executor

É visto como um perfil de dominadores, que adoram obstáculos e metas altas. O senso de competitividade é elevado, assim como sua coragem. É comum terem facilidade em contornar situações adversas, e tem muita autoconfiança.

Analista

As principais características dos analistas são: detalhista, meticuloso e preocupado. Eles têm a organização como fator-chave para concretizar ideias e controlar muito bem a rotina. Também são perfeccionistas e são vistos como alguém articulista e preciso.

Planejador

É muito colaborador e estável. Raramente entra em pânico, porque planeja tudo antecipadamente. Eles ajudam outras pessoas e trabalham muito bem em equipe. O mais comum é que sejam de fácil convivência e muito confiáveis. 

Os benefícios da entrevista comportamental

Muito mais focada nas habilidades interpessoais do que nas técnicas, a entrevista comportamental tem vários benefícios. Entre eles, melhorar o engajamento das equipes e reduzir a taxa de turnover, seja no processo de contratação ou na avaliação interna.

Listamos os principais benefícios dessa prática, conheça! 

Processo de recrutamento mais assertivo

Ao iniciar um processo de recrutamento e seleção, o que o RH mais quer é fazer uma contratação assertiva. Para isso, busca entender os perfis de comportamento dos interessados no trabalho faz muito sentido. Assim, agiliza o processo e se traduz em menos custos.

Rotatividade de colaboradores reduzida

O turnover, rotatividade que acontece com os constantes pedidos de demissões, é mais um ponto. Isso porque o alto índice indica que há um problema na cultura da empresa. Portanto, é uma métrica que mostra a satisfação dos colaboradores.

Produtividade das equipes elevada

Os funcionários da empresa podem estar deixando de produzir no melhor desempenho, devido a questões interpessoais. A técnica auxilia na compreensão desse fato, quando acontece. Além de diminuir surpresas negativas, como as próprias demissões.

Gerenciamento de conflitos mais fácil

Com a análise comportamental, o RH consegue entender mais das afinidades e prováveis problemas que podem surgir no grupo. Logo, ajuda no desenvolvimento de ações para um ambiente mais harmonioso e com menos conflitos.

Tomada de decisão mais embasada

Com esse tipo de técnica, também é possível melhorar a tomada de decisão. Afinal, seja na avaliação de currículo ou quando uma oportunidade de plano de carreira surge, avaliar fatores socioemocionais importa muito.

Como aplicar a entrevista comportamental nas empresas

Entrevista comportamental nas empresas

Os profissionais de recursos humanos, a partir do interesse empresarial, podem escolher uma das metodologias existentes para aplicar a entrevista comportamental. Elas são como ferramentas, que auxiliam na análise dessa atividade. Entre as principais, considere:

  • Teste DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade);
  • Perfil STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado);
  • IAC (Perfil de Inventário de Aderência Cultural);
  • Big Five (Estabilidade, Extroversão, Originalidade, Consolidação e Acomodação);
  • Teste MBTI (Indicador de tipologia de Myers-Briggs);
  • LABEL (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert);
  • HBDI (Teste de Dominância Cerebral).

Além desses modelos, também é interessante agregar a tecnologia no processo. Algo que tem sido totalmente viável devido aos avanços da transformação digital. As ferramentas digitais, como softwares e aplicativos, geram relatórios completos das entrevistas.

De maneira geral, baseando-nos na maioria dos métodos que existem, é possível chegar a características individuais do candidato, sendo:

  • Maturidade;
  • Resiliência;
  • Empatia;
  • Automotivação;
  • Relacionamentos;
  • Criatividade.

Assim, note que o uso da IA (Inteligência Artificial) e outras tecnologias beneficia o RH na agilidade da entrevista comportamental. Do mesmo modo, traz vantagens na assertividade da análise dos resultados, especialmente, em etapas que envolvem pessoas e suas ações.

Para continuar acompanhando materiais dessa área, acesse nosso blog. Por lá, também publicamos conteúdos sobre o uso de ferramentas nos processos internos e de contratação.

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