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Inteligência artificial no RH

Inteligência artificial no RH: conheça essa tendência para 2024

Esse é um tema que está entre os mais mencionados na internet. Inclusive, dentro do setor que mais se relaciona com as pessoas. A inteligência artificial no RH (Recursos Humanos) é uma tendência que traz muitas vantagens para as empresas.

Uma pesquisa divulgada na Agência Brasil mostrou que 37% das grandes empresas e 22% das pequenas adotam a IA. O conceito não é novo (1995), mas os impactos no RH são muito atuais, da automatização de processos à facilidade de tomar decisões.

As vantagens da inteligência artificial no RH

O uso da inteligência artificial no RH é uma realidade benéfica para as empresas. Neste tópico, listamos os resultados positivos que têm impactado positivamente todo setor que investe nessa ação. Portanto, é bom tanto para empresa quanto para colaborador. Veja!

Redução de custo

Os profissionais de RH sempre precisaram investir muito tempo em atividades de contratação. Com a IA, além de diminuir as chances de erros, evita-se gastos com verbas rescisórias e novos processos devido à seleção mais efetiva dos candidatos.

Eficiência na operação

A IA automatiza tarefas repetitivas e manuais, melhora o nível operacional, minimiza erros e abre espaço para outras ações. Assim, os profissionais podem se dedicar a atividades mais estratégicas e menos manuais.

Incentivo ao aprendizado

Outro ponto interessante é a personalização do desenvolvimento e reconhecimento das pessoas. Cada colaborador é único e tem interesses individualizados. Nesse contexto, as ferramentas tecnológicas possibilitam capacitações focadas em cada um, inclusive nos gestores.

Pensamento analítico

Atualmente, não há mais espaços para o achismo. Os dados e as informações estão disponíveis e devem ser analisadas para que cada ação seja mais pensada, focada e assertiva. Mais do que gerar dados, o desafio está em saber interpretá-los.

Como implementar a inteligência artificial no RH

Como implementar a inteligência artificial no RH

Vimos algumas vantagens da IA no RH. O próximo passo tem a ver com a implementação do processo, que não precisa ser rápido, desde que seja constante e focado em resultados. Abaixo, algumas recomendações para aplicar na empresa.

Recrutamento e seleção

A inteligência artificial pode ser aplicada em todas as fases do recrutamento e seleção de candidatos. O principal benefício: torna tudo mais eficiente, com precisão e agilidade. Se você está se perguntando como faz isso, veja esses exemplos:

  • Análise automática e inteligente de currículos;
  • Identificação de habilidades necessárias para as vagas; e
  • Realização de triagens eficientes em etapas de provas e testes.

Se há um segredo para essas atividades funcionarem, com certeza, é o de “treinar” a I.A. para reconhecer o fit cultural da sua empresa. Isso porque quanto mais personalizada a ferramenta e os comandos forem, então, maiores as chances de ser assertivo no processo.

Onboarding e integração

Para os novos colaboradores, que acabaram de passar no processo de seleção, a integração é uma etapa fundamental para garantir a melhor adaptação. Afinal, cada negócio tem as próprias características, ferramentas e metodologias. A IA no RH auxilia:

  • Fornecendo treinamento personalizado para cada área ou função;
  • Criando uma FAQ a partir das perguntas mais frequentes; e
  • Auxiliando na conexão entre os novos colegas de trabalho.

Quando se fala em onboarding (socialização organizacional) ou ações de endomarketing, a tecnologia é eficiente para subir a curva de aprendizado. Assim como para acelerar o tempo de adaptação dos membros das equipes.

Processo de admissão

A IA organiza os documentos necessários para admissão de novos funcionários independente do formato de trabalho. O mesmo para demissão. Algumas plataformas possuem as próprias ferramentas para isso, as quais recebem auditorias periódicas.

Os responsáveis explicam que “além da primeira leitura do currículo e ordenação de uma lista de afinidade com a vaga, a IA está presente na admissão digital, realizando a tarefa de validar documentos, o que reduz em 50% o tempo gasto pelos profissionais de RH”.

Controle de acesso

Seja para os novos ou antigos colaboradores, a tecnologia é uma realidade no gerenciamento de ponto e na permissão de controles de acesso. Exemplo: por meio do reconhecimento facial ou de voz, dá para automatizar entrada e saída de pessoas.

Assim, elimina-se a necessidade de ter máquinas com pontos manuais e papéis impressos. Do mesmo modo que há economia financeira, também se aumenta a independência dos funcionários, considerando outra tendência, a da flexibilidade no horário de trabalho.

Suporte ao colaborador

Como o último assunto foi sobre o trabalho mais flexível, considere que a IA colabora com ferramentas que dão suporte mesmo à distância. É o caso dos chatbots e assistentes virtuais, que podem responder perguntas comuns e fornecer orientações em tempo real.

O funcionário é um usuário e, por isso, conseguir a melhor experiência dele é importantíssimo. Inclusive, é um dos objetivos dessa área. Com essas opções, o trabalho é otimizado, tanto na questão do tempo quanto na resolução de problemas.

Gestão de desempenho

Quase todas as empresas têm o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Ele é bem interessante para guiar os profissionais na carreira. Assim, podem ter uma ideia mais clara sobre aumento de saláriobenefícios e tudo mais que se refere ao crescimento profissional.

A IA auxilia nisso porque usa dados reais e atuais, além dos históricos, para identificar os gargalos e as oportunidades das equipes, dos setores e da indústria. Assim, conseguem implementar ações como treinamentos e estabelecer metas mais realistas.

Tomada de decisão

Como em toda e qualquer área, a inteligência artificial no RH também tem importância na análise de dados. E, consequentemente, na tomada de decisão mais assertiva. O que é relevante quando se considera o alto volume de dados e registros das empresas.

A partir de comandos, os gestores:

  • Identificam padrões;
  • Preveem tendências;
  • São mais estratégicos nas ações. 

Logo, cria-se um ambiente de trabalho mais produtivo e com melhor engajamento dos colaboradores, inclusive, auxiliando no desempenho deles.

LGPD é essencial para aplicar a inteligência artificial no RH

Antes de terminar o texto sobre a inteligência artificial no RH, vale o lembrete sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados). É responsável pela garantia da privacidade e segurança dos dados de todos os envolvidos, como os colaboradores.

O ideal é realizar treinamentos para usar a Lei em benefício do investimento em novas tecnologias. Essa é uma adaptação necessária em toda a indústria. Algumas empresas já estão aptas a executarem as ações enquanto outras ainda não se capacitaram.

Como vimos acima, a IA pode auxiliar em diversas atividades do RH, do recrutamento de pessoas à retenção de talentos. No entanto, é preciso considerar as características de cada empresa para identificar padrões e fazer uso dos melhores comandos.

No nosso blog, você encontra outros materiais sobre as tendências no setor de RH, leia.

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