Você sabe como está o employer branding da sua empresa? O conceito surgiu na década de 90. Entretanto, só começou a se popularizar no início dos anos 2000, quando as empresas perceberam o diferencial competitivo de atrair e reter os melhores talentos do mercado.
Hoje o employer branding é uma estratégia de marketing consagrada, utilizada em Recrutamento & Seleção. Dessa forma, para melhorar cada vez mais a imagem da empresa como local de trabalho e conquistar os colaboradores mais valiosos para o negócio.
Saiba mais sobre o employer branding e leia até o final para saber como aplicar na empresa.
Como funciona o employer branding?
Contar com profissionais de alta performance é essencial para negócios de qualquer tipo e qualquer área. Porém nem sempre é fácil conquistar os melhores colaboradores do mercado – ou mantê-los na empresa, sem perder para a concorrência.
Afinal, cada vez mais não é apenas o salário que conta, mas um conjunto de fatores que tornam a empresa mais atraente para trabalhar.
Essa “marca empregadora”, que é a tradução livre do termo em inglês, precisa ser trabalhada constantemente, agregando benefícios e vantagens que encantam os funcionários.
Ou seja, o employer branding é uma estratégia de gerar valor para os colaboradores oferecendo:
- Um ambiente de trabalho agradável;
- Melhor qualidade de vida
- Inovação;
- Praticidade e facilidades dentro e fora da empresa;
- Oportunidades reais de aprendizagem e crescimento, entre outros.
Dessa forma, o employer branding é capaz não só de atrair e reter os melhores profissionais do ramo, mas de transformá-los em defensores da marca.
Candidatos pesquisam o perfil do ambiente de trabalho
O employer branding, portanto, se mostra cada vez mais importante no mercado de competitividade crescente entre as marcas.
Além disso, em um mundo onde os candidatos fazem buscas online para conhecer o ambiente de trabalho antes mesmo de se candidatarem às vagas.
Uma pesquisa do LinkedIn, por exemplo, mostra que o maior obstáculo para os candidatos é justamente não conhecer a marca empregadora.
Ou seja, não saber como é trabalhar naquela empresa é o maior desafio para 49% dos entrevistados na hora de mudar de emprego, seguido pela:
- Falta de retorno das entrevistas (45%);
- Informações pouco claras durante o recrutamento (27%).
Como melhorar a reputação como empregador
Assim, o employer branding é uma estratégia de marketing voltada para os colaboradores – e não para o cliente final.
No entanto, a boa reputação da empresa como empregadora atrai os melhores profissionais. O que, evidentemente, vai impactar o serviço ou produto que você oferece. E, consequentemente, a percepção do cliente final sobre a marca.
Porém, como a estratégia visa uma mudança sólida e real, ela deve ser um projeto a longo prazo e que envolve todos os setores da empresa.
Para isso é preciso, antes de mais nada, entender quais são os pilares que sustentam seu negócio, com missão, visão e valores bem definidos. Eles devem estar alinhados com os objetivos corporativos e também com o modus operandi da empresa.
Lembre-se de que é preciso conhecer a marca a fundo para criar um employer branding forte. Com uma cultura organizacional inexistente ou indefinida não é possível criar uma marca empregadora de sucesso.
Em primeiro lugar, defina o time que vai tocar o projeto, inclusive engajando as lideranças no processo. O papel de cada um e os indicadores de performance também precisam ser definidos.
Depois é a hora de fazer um planejamento estratégico com ações para curto, médio e longo prazos, definindo os focos de atuação: programas de benefícios, políticas de remuneração, capacitação e promoção etc.
4 estratégias para aplicar o employer branding
Um passo importante para o sucesso da aplicação das estratégias é ouvir as lideranças e os colaboradores. Para isso, é preciso entender:
- As principais reclamações;
- As motivações que têm levado à perda de talentos para a concorrência;
- O que as outras empresas oferecem de atraente e como adaptar a sua realidade.
Dessa forma, você consegue criar uma marca empregadora de excelência, aumentando a percepção de que a empresa é uma excelente oportunidade de trabalho e um salto na carreira dos profissionais. Além disso, é possível construir equipes de alta performance.
Veja algumas estratégias para você adotar:
1. Estabeleça os atrativos para atingir seus objetivos
Para descobrir os melhores benefícios, comece por algumas perguntas:
- Quem é meu público-alvo?
- Qual o perfil dos candidatos que pretendo atrair e/ou reter?
- O que a empresa pode entregar para satisfazer necessidades e desejos e agregar valor às constatações?
- Como oferecer o que esse público mais busca na disputa de vagas?
Então, estabeleça os diferenciais atrativos que a empresa pode oferecer. Procure ir além de salários atraentes.
Os pacotes de vantagens e benefícios, assim como cartões corporativos, oferecem praticidade e facilidade aos colaboradores ao mesmo tempo em que os aproxima da empresa.
2. Ofereça experiências inovadoras
Lembre-se de que o sucesso do employer branding depende da forma como candidatos e colaboradores vêem a empresa e não como ela vê a si mesma.
Então procure avaliar a rotina das equipes e como a experiência de trabalho pode ser melhorada – dentro e fora da empresa.
Afinal, um dos focos é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, em todos os momentos do dia. Uma marca empregadora disputada cria condições de conforto, inovação e praticidade para seus funcionários também nos períodos de descanso.
3. Invista em um clima organizacional positivo
O clima organizacional interfere diretamente no bem-estar durante a jornada e na produtividade individual e coletiva da equipe. O aspecto físico precisa ser considerado, com decoração aconchegante, móveis confortáveis, ambientes limpos e conectados com a natureza.
Mantenha sempre canais para ouvir e entender ideias, sugestões e reclamações dos colaboradores. Quando o funcionário se sente ouvido, ele se sente valorizado e é mais fácil ser um embaixador da marca.
Além disso, é importante também investir em experiências que promovam o entrosamento e a descontração entre as equipes, como:
- Coffee breaks;
- Confraternizações;
- Atividades físicas – espaço de yoga, ginástica laboral, jogos, etc.
4. Use o marketing digital como aliado
O marketing digital é uma estratégia poderosa para fazer a nova marca empregadora chegar ao seu público alvo. Uma das formas é criar algumas diretrizes sobre a citação da empresa nos meios digitais, de forma a agregar valor em eventuais compartilhamentos.
Além disso, é importante incentivar a criação de conteúdos pelos próprios colaboradores fortalecendo a identidade da marca, enquanto também é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido por eles. Outras estratégias podem ser:
- Manter as redes sociais atualizadas;
- Fazer campanhas de recrutamento;
- Divulgar o dia a dia da empresa e o depoimento dos colaboradores;
- Mostrar os bastidores;
- Criar um blog com a participação dos colaboradores;
- Criar uma página de carreiras voltada para as vantagens e benefícios de trabalhar na empresa.
Benefícios de trabalhar o employer branding
Essas são algumas das muitas ações para melhorar o employer branding, mas é preciso monitorar e metrificar para confirmar a sua assertividade. Uma das formas é calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) para dimensionar a quantidade de talentos que estão sendo atraídos e retidos.
A fórmula vai indicar se a receita está sendo maior do que os custos – sinal de sucesso. Mas se for o contrário, será preciso fazer ajustes:
ROI = (RECEITA – CUSTO) x 100 / CUSTO
Além da atração e retenção de talentos, há muitos outros benefícios de um bom employer branding, como:
- Aumento no volume de candidaturas, ampliando o leque de escolhas;
- Melhor custo-benefício nas ações de recrutamento, já que os profissionais ficam mais tempo na empresa;
- Aumento da produtividade gerada pela maior motivação dos colaboradores;
- Maior número de indicações e aumento na quantidade de negócios realizados, já que as ações impactam indiretamente também o resultado para os clientes finais.
Em suma, o employer branding é fundamental para o crescimento competitivo da empresa e oferece ao RH uma estratégia completa para montar equipes de alta performance.
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