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Employer branding

Employer branding: o que é e como aplicar?

Você sabe como está o employer branding da sua empresa? O conceito surgiu na década de 90. Entretanto, só começou a se popularizar no início dos anos 2000, quando as empresas perceberam o diferencial competitivo de atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Hoje o employer branding é uma estratégia de marketing consagrada, utilizada em Recrutamento & Seleção. Dessa forma, para melhorar cada vez mais a imagem da empresa como local de trabalho e conquistar os colaboradores mais valiosos para o negócio.

Saiba mais sobre o employer branding e leia até o final para saber como aplicar na empresa.

Como funciona o employer branding?

Como funciona o employer branding?

Contar com profissionais de alta performance é essencial para negócios de qualquer tipo e qualquer área. Porém nem sempre é fácil conquistar os melhores colaboradores do mercado – ou mantê-los na empresa, sem perder para a concorrência. 

Afinal, cada vez mais não é apenas o salário que conta, mas um conjunto de fatores que tornam a empresa mais atraente para trabalhar. 

Essa “marca empregadora”, que é a tradução livre do termo em inglês, precisa ser trabalhada constantemente, agregando benefícios e vantagens que encantam os funcionários.

Ou seja, o employer branding é uma estratégia de gerar valor para os colaboradores oferecendo:

  • Um ambiente de trabalho agradável;
  • Melhor qualidade de vida
  • Inovação;
  • Praticidade e facilidades dentro e fora da empresa;
  • Oportunidades reais de aprendizagem e crescimento, entre outros. 

Dessa forma, o employer branding é capaz não só de atrair e reter os melhores profissionais do ramo, mas de transformá-los em defensores da marca.

Candidatos pesquisam o perfil do ambiente de trabalho

O employer branding, portanto, se mostra cada vez mais importante no mercado de competitividade crescente entre as marcas. 

Além disso, em um mundo onde os candidatos fazem buscas online para conhecer o ambiente de trabalho antes mesmo de se candidatarem às vagas

Uma pesquisa do LinkedIn, por exemplo, mostra que o maior obstáculo para os candidatos é justamente não conhecer a marca empregadora. 

Ou seja, não saber como é trabalhar naquela empresa é o maior desafio para 49% dos entrevistados na hora de mudar de emprego, seguido pela:

  • Falta de retorno das entrevistas (45%);
  • Informações pouco claras durante o recrutamento (27%).

Como melhorar a reputação como empregador

Assim, o employer branding é uma estratégia de marketing voltada para os colaboradores – e não para o cliente final. 

No entanto, a boa reputação da empresa como empregadora atrai os melhores profissionais. O que, evidentemente, vai impactar o serviço ou produto que você oferece. E, consequentemente, a percepção do cliente final sobre a marca.

Porém, como a estratégia visa uma mudança sólida e real, ela deve ser um projeto a longo prazo e que envolve todos os setores da empresa. 

Para isso é preciso, antes de mais nada, entender quais são os pilares que sustentam seu negócio, com missão, visão e valores bem definidos. Eles devem estar alinhados com os objetivos corporativos e também com o modus operandi da empresa. 

Lembre-se de que é preciso conhecer a marca a fundo para criar um employer branding forte. Com uma cultura organizacional inexistente ou indefinida não é possível criar uma marca empregadora de sucesso.

Em primeiro lugar, defina o time que vai tocar o projeto, inclusive engajando as lideranças no processo. O papel de cada um e os indicadores de performance também precisam ser definidos.

Depois é a hora de fazer um planejamento estratégico com ações para curto, médio e longo prazos, definindo os focos de atuação: programas de benefícios, políticas de remuneração, capacitação e promoção etc.

4 estratégias para aplicar o employer branding 

Estratégias para aplicar o employer branding

Um passo importante para o sucesso da aplicação das estratégias é ouvir as lideranças e os colaboradores. Para isso, é preciso entender:

  • As principais reclamações;
  • As motivações que têm levado à perda de talentos para a concorrência;
  • O que as outras empresas oferecem de atraente e como adaptar a sua realidade.

Dessa forma, você consegue criar uma marca empregadora de excelência, aumentando a percepção de que a empresa é uma excelente oportunidade de trabalho e um salto na carreira dos profissionais. Além disso, é possível construir equipes de alta performance.

Veja algumas estratégias para você adotar:

1. Estabeleça os atrativos para atingir seus objetivos

Para descobrir os melhores benefícios, comece por algumas perguntas:

  • Quem é meu público-alvo?
  • Qual o perfil dos candidatos que pretendo atrair e/ou reter?
  • O que a empresa pode entregar para satisfazer necessidades e desejos e agregar valor às constatações? 
  • Como oferecer o que esse público mais busca na disputa de vagas?

Então, estabeleça os diferenciais atrativos que a empresa pode oferecer. Procure ir além de salários atraentes.

Os pacotes de vantagens e benefícios, assim como cartões corporativos, oferecem praticidade e facilidade aos colaboradores ao mesmo tempo em que os aproxima da empresa.

2. Ofereça experiências inovadoras

Lembre-se de que o sucesso do employer branding depende da forma como candidatos e colaboradores vêem a empresa e não como ela vê a si mesma. 

Então procure avaliar a rotina das equipes e como a experiência de trabalho pode ser melhorada – dentro e fora da empresa.

Afinal, um dos focos é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, em todos os momentos do dia. Uma marca empregadora disputada cria condições de conforto, inovação e praticidade para seus funcionários também nos períodos de descanso.

3. Invista em um clima organizacional positivo

O clima organizacional interfere diretamente no bem-estar durante a jornada e na produtividade individual e coletiva da equipe. O aspecto físico precisa ser considerado, com decoração aconchegante, móveis confortáveis, ambientes limpos e conectados com a natureza.

Mantenha sempre canais para ouvir e entender ideias, sugestões e reclamações dos colaboradores. Quando o funcionário se sente ouvido, ele se sente valorizado e é mais fácil ser um embaixador da marca.

Além disso, é importante também investir em experiências que promovam o entrosamento e a descontração entre as equipes, como:

  • Coffee breaks;
  • Confraternizações;
  • Atividades físicas – espaço de yoga, ginástica laboral, jogos, etc.

4. Use o marketing digital como aliado

O marketing digital é uma estratégia poderosa para fazer a nova marca empregadora chegar ao seu público alvo. Uma das formas é criar algumas diretrizes sobre a citação da empresa nos meios digitais, de forma a agregar valor em eventuais compartilhamentos. 

Além disso, é importante incentivar a criação de conteúdos pelos próprios colaboradores fortalecendo a identidade da marca, enquanto também é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido por eles. Outras estratégias podem ser: 

  • Manter as redes sociais atualizadas;
  • Fazer campanhas de recrutamento;
  • Divulgar o dia a dia da empresa e o depoimento dos colaboradores;
  • Mostrar os bastidores;
  • Criar um blog com a participação dos colaboradores;
  • Criar uma página de carreiras voltada para as vantagens e benefícios de trabalhar na empresa

Benefícios de trabalhar o employer branding

Benefícios do employer branding

Essas são algumas das muitas ações para melhorar o employer branding, mas é preciso monitorar e metrificar para confirmar a sua assertividade. Uma das formas é calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) para dimensionar a quantidade de talentos que estão sendo atraídos e retidos. 

A fórmula vai indicar se a receita está sendo maior do que os custos – sinal de sucesso. Mas se for o contrário, será preciso fazer ajustes: 

ROI = (RECEITA – CUSTO) x 100 / CUSTO

Além da atração e retenção de talentos, há muitos outros benefícios de um bom employer branding, como:

  • Aumento no volume de candidaturas, ampliando o leque de escolhas; 
  • Melhor custo-benefício nas ações de recrutamento, já que os profissionais ficam mais tempo na empresa; 
  • Aumento da produtividade gerada pela maior motivação dos colaboradores
  • Maior número de indicações e aumento na quantidade de negócios realizados, já que as ações impactam indiretamente também o resultado para os clientes finais.

Em suma, o employer branding é fundamental para o crescimento competitivo da empresa e oferece ao RH uma estratégia completa para montar equipes de alta performance. 

Na Vólus você encontra soluções práticas e inovadoras que vão agregar valor à marca empregadora da empresa, como cartões de benefícios, convênios, premiações, incentivos e muito mais.

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