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Vaga afirmativa: por que oferecer na empresa?

Vaga afirmativa: por que oferecer na empresa?

Diversidade e inclusão! Cada vez mais comum na contratação de profissionais, a vaga afirmativa visa corrigir as desigualdades comportamentais, sociais e econômicas que persistem em nossa sociedade.

Mas o que são as vagas afirmativas e qual é a importância delas para empresas e organizações? Acompanhe este artigo e entenda!

O que é uma vaga afirmativa?

O que é uma vaga afirmativa?

Prática de recrutamento e seleção, a vaga afirmativa é uma forma de promover a inclusão de grupos marginalizados ou sub-representados no mercado de trabalho.

Ela funciona como uma política de reforço social para garantir equidade no trabalho. Ou seja, permitindo que todos tenham oportunidades equitativas para acessar empregos e avançar em suas carreiras.

Os grupos sub-representados que podem ser agraciados são variados, englobando:

  • Pessoas negras;
  • Mulheres;
  • Membros da comunidade LGBTQIAPN+;
  • Pessoas com deficiência, entre outros.

No Brasil, as vagas afirmativas garantem a aplicação do princípio da igualdade previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 5 diz:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Estatuto da Igualdade Racial também ampara essa política, veja:

Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”.

Por que as vagas afirmativas são necessárias?

Por que as vagas afirmativas são necessárias?

O Brasil é um país diversificado, com muitas culturas, crenças e orientações. Entretanto, ainda temos grandes desigualdades econômicas, regionais, raciais ou de gênero. No mercado de trabalho, o contraste é evidente.

Podemos tomar como exemplo a discrepância salarial entre homens e mulheres

O relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que, no Brasil, as mulheres ganham 19,4% a menos que os homens. Em cargos de dirigentes e gerentes, a diferença de remuneração é ainda maior, chegando a 25,2%. 

A mesma discrepância ocorre entre negros e brancos. Uma reportagem da CNN destacou que candidatos brancos ganham mais do que candidatos pretos e pardos. Para cargos gerenciais, a diferença salarial chega a 42,3%.

Diante destes exemplos, criar oportunidades para grupos marginalizados é uma forma de promover a diversidade, inclusão e equidade. As vagas afirmativas são ideais neste contexto.

Com elas, as empresas reforçam a atração e retenção de talentos, independentemente da sua cor, orientação sexual, gênero ou deficiência.

Da mesma forma, um artigo da FIA destaca que “clientes, fornecedores, parceiros e os colaboradores passam a se sentir mais representados, e a aceitação também aumenta”.

Vaga afirmativa e exclusiva: entenda as diferenças

Termos muito semelhantes, tanto a vaga afirmativa quanto a exclusiva têm um grande propósito: promover a inclusão!

Entretanto, geram certa confusão entre candidatos e departamentos de RH. Porém, mesmo que sutil, a diferença é clara.

As vagas exclusivas são aquelas reservadas apenas para membros de um grupo específico. 

Veja um exemplo: o RH de uma empresa anuncia uma vaga exclusiva para pessoas com deficiência. Com isso, buscam esse perfil de candidato.

O foco é atender a uma necessidade específica de um negócio, como montar um time diverso para um projeto que exige determinada perspectiva cultural.

Por outro lado, as vagas afirmativas não são excludentes, todos podem se candidatar. 

Por exemplo: uma empresa tem como meta a contratação de uma certa porcentagem de funcionários negros, criando vagas com este propósito. Mas esse não é um fator impeditivo para candidatos de outros grupos.

Como oferecer vagas afirmativas?

Como oferecer vagas afirmativas?

Como vimos, as vagas afirmativas destinam-se a grupos que historicamente enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Para corrigir este erro histórico, todas as empresas têm sua parcela de responsabilidade.

Acompanhe algumas práticas e estratégias que o seu departamento de RH pode aplicar:

Avalie o cenário atual

Faça uma análise do cenário atual em relação à diversidade. Uma boa sugestão é realizar um censo interno para visualizar a representatividade de cada grupo no quadro da empresa, identificando quais estão sub-representados.

Você identificou falta de mulheres ou pessoas negras no time? Esse pode ser um indicativo de começo.

Estabeleça metas para a contratação de grupos específicos

Defina um percentual mínimo de representatividade para sua organização e um prazo para alcançar o objetivo.

Esse é um direcionamento claro e mensurável que permite monitorar o progresso das medidas.

Usa a linguagem inclusiva na descrição da vaga

Na hora de criar a descrição da vaga, use uma linguagem inclusiva. Isso ajuda as pessoas a se sentirem motivadas a se candidatarem.

Escolha os canais de divulgação

Ao divulgar a oportunidade de emprego, escolha canais que alcancem o grupo alvo da vaga.

Essa é uma forma de ser visto pelos profissionais desejados. Também reforça o compromisso da empresa para ter esses profissionais no seu corpo de funcionários.

Revise as etapas de recrutamento

Para o sucesso do processo seletivo afirmativo, todas as etapas do recrutamento devem ser revisadas antes das entrevistas. Tal medida permite identificar quaisquer barreiras para o candidato.

Ou seja, garanta um processo realmente inclusivo, acessível e alinhado aos objetivos da vaga.

Pondere a possibilidade de ter políticas flexíveis e acessíveis

Adotar a flexibilidade, como o trabalho remoto, também é uma maneira de incluir grupos minorizados no mercado de trabalho.

O home office, por exemplo, é muito mais acessível para profissionais com deficiência física.

Tenha uma cultura inclusiva

Não basta apenas ter vagas afirmativas se a cultura organizacional não seguir o mesmo perfil. Ou seja, celebrar a diversidade requer a integração desses valores no dia a dia da empresa.

É preciso discutir a inclusão internamente para garantir a sensibilização de toda a equipe e a garantia dos direitos e da dignidade de todos.

Também realize workshops internos sobre preconceitos e desigualdade. Dessa forma, permita que todos os colaboradores se conscientizem e ajudem a criar um ambiente acolhedor e inclusivo.

Saiba como gerenciar benefícios e incentivar colaboradores

A inclusão de grupos marginalizados de pessoas na força de trabalho é, acima de tudo, uma forma de mostrar que todos são iguais e merecem atenção com todos os detalhes, inclusive os direitos na empresa!

Assim, o reconhecimento de colaboradores, independentemente da sua raça, gênero, orientação sexual e deficiência, deve ser igualitário.

Somente assim, é possível criar um efeito positivo para toda a empresa e também para cada colaborador.

Neste contexto, a gestão de benefícios é medida essencial para gerenciar e oferecer incentivos. Assim, as equipes ficarão motivadas, aumentando a produtividade, o lucro do negócio e a satisfação dos clientes.

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