O mercado de trabalho tem passado por muitas transformações. Na atualidade, os departamentos de RH passam a buscar competências específicas, baseadas nas soft skills e hard skills.
Certamente você já ouviu falar sobre estes termos. Entendê-los é ideal para identificar as principais habilidades na hora de contratar funcionários.
Mas você sabe quais são as diferenças entre eles? E como ajudam nas decisões de gestores e do RH?
Neste artigo, aprofundaremos seu conhecimento sobre essas skills e como elas ajudam a organização na contratação de novos profissionais, sejam eles PJ ou CLT.
Soft skills e hard skills: o que são?
Por muito tempo, os recrutadores e gestores baseavam as decisões de contratação apenas nas habilidades profissionais de candidatos, conhecidas como hard skills.
Porém, conforme o desenvolvimento do mercado de trabalho, outras qualificações passaram a ser exigidas, além da qualificação profissional. Logo, as chamadas soft skills vêm ganhando relevância.
Mas você sabe o que são, de fato, essas skills? Confira detalhes a seguir.
Hard skills
Muito comum entre recrutadores, as hard skills são habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma.
Portanto, são facilmente identificáveis pelo recrutador no próprio currículo apresentado.
Em outras palavras, representa todo o aprendizado obtido ao longo da carreira dos candidatos, que pode ser apresentado de forma física ou tangível. Por exemplo:
- Fluência em idiomas;
- Conhecimentos avançados em determinados softwares;
- Diploma de profissionalização, graduação e pós-graduação;
- Escrita criativa ou técnica;
- Certificação em áreas específicas do conhecimento.
Soft skills
Ao contrário das hard skills, as soft skills não são quantificadas e reconhecidas facilmente.
Essas são habilidades sociocomportamentais e intangíveis. Ou seja, estão relacionadas diretamente às habilidades interpessoais e à inteligência emocional.
Não podem ser comprovadas por meio de certificados, já que estão relacionadas com a convivência diária. Mas podem ser identificadas durante a entrevista e dinâmicas em grupo.
Alguns exemplos de soft skills são:
- Liderança;
- Persuasão;
- Ética;
- Empatia;
- Facilidade de comunicação interpessoal;
- Espírito de equipe;
- Flexibilidade.
Mas, segundo o relatório “The Future of Jobs”, um candidato completo possui habilidades híbridas (soft e hard skills), sendo visto como o profissional do futuro.
Segundo o relatório, as habilidades sociais e emocionais serão cada vez mais valorizadas nos próximos anos.
Quais as diferenças entre estes grupos de habilidades?
Como você acompanhou, as soft e hard skills são complementares. No entanto, apresentam diferenças bastante claras.
Comprovação das habilidades
A primeira diferença é a capacidade de comprovar as competências. As soft skills apenas serão perceptíveis mediante um conhecimento mais aprofundado do candidato, seja por meio de testes psicológicos e comportamentais.
As hards skills, por sua vez, são as qualificações comprovadas por um curso específico. Elas indicam que o candidato tem a capacitação desejada para o cargo.
Capacidade de aprendizado
A capacidade de aprendizado é a principal diferença. Habilidades técnicas (hard skills) são adquiridas em universidades, cursos técnicos e experiências profissionais.
As habilidades comportamentais (soft skills), por outro lado, representam a personalidade do profissional. Em muitos casos, fazem parte da sua individualidade.
Isso não significa que não podem ser desenvolvidas! Mas, possivelmente, o processo será mais demorado.
Hard ou soft skill: qual valorizar na contratação?
De forma geral, recrutadores sabem muito bem qual é o perfil de profissional que procuram. Mas há um perfil melhor? Adiantamos que não!
Como já dito, as hard skill e soft skills se complementam e agem em conjunto para o sucesso profissional.
Mas é claro que, dependendo da vaga e do contexto organizacional da empresa, uma pode se sobrepor à outra.
As hard skills, por exemplo, são necessárias para cargos que exigem conhecimento técnico.
Por outro lado, conforme a estrutura organizacional da empresa, algumas soft skills adquirem um grau de relevância maior.
Veja um exemplo: para o cargo de gestor financeiro, o profissional precisa ter conhecimentos técnicos em contabilidade.
Entretanto, em situações de crise econômica ou de pressão, habilidades como resiliência, paciência e capacidade de solução de problemas são determinantes.
E isso não fica restrito aos cargos de liderança! Qualquer cargo exigirá habilidades técnicas, mas, cada vez mais, as questões interpessoais ganham espaço.
A dica é: busque o equilíbrio nas suas ações de recrutamento!
Como avaliar as habilidades durante a seleção de novos colaboradores?
Uma dúvida comum entre recrutadores é identificar as habilidades dos candidatos durante uma entrevista de emprego.
As competências técnicas são facilmente identificadas com a análise do currículo solicitado no ato de lançamento da vaga. Basta conferir os dados e realizar testes simples para verificar se a pessoa realmente tem tal capacitação.
Já a avaliação das soft skills é mais complexa, exigindo dedicação do entrevistador. Ele deve saber fazer as perguntas certas e, por meio das respostas, identificar se o candidato tem as aptidões pessoais desejadas.
Porém, não existe uma fórmula mágica para identificar tais habilidades comportamentais. Mas há algumas dicas que vão auxiliar. Acompanhe!
Ações comportamentais
Durante a entrevista comportamental, utilize o método STAR: Situação, Tarefa, Ação, Resultado. Assim, peça ao candidato para descrever situações reais em que ele demonstrou a soft skill em questão.
Por exemplo: “Descreva uma situação em que você precisou trabalhar em equipe. Como você agiu?”
Adote também situações hipotéticas. Por exemplo: “Imagine que você está trabalhando em um grande projeto, mas um colega de trabalho não está contribuindo. Como você abordaria essa situação?”
Adote dinâmicas de grupo
As dinâmicas de grupo são bastante interessantes no processo de recrutamento e seleção. Elas permitem identificar as soft skills de cada participante.
Segundo reportagem da Exame, essas dinâmicas servem para que os recrutadores e gestores possam conhecer melhor os candidatos, observando atentamente a personalidade, as habilidades e características.
Crie situações com desafios do dia a dia e observe como eles interagem em grupo para encontrar uma solução.
Testes psicológicos
Por fim, realize inventários de personalidade. Esses testes fornecem insights sobre as características de personalidade do candidato, assim como suas tendências comportamentais.
Sua empresa pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades de colaboradores!
Além de essencial para a contratação de novos colaboradores, o desenvolvimento de soft e hard skills se configura como um investimento estratégico para as empresas.
Quando bem gerenciada, essa ação exerce impactos diretos na produtividade, satisfação de todos e cultura organizacional mais eficiente.
Logo, adote diferentes medidas:
- Treinamentos de integração;
- Palestras educativas sobre comportamento;
- Programas de capacitação e desenvolvimento pessoais;
- Programas de rotação, em que os colaboradores experimentam diferentes áreas na empresa, desenvolvendo novas habilidades;
- Medidas de employer branding.
Neste contexto, incentivar os colaboradores por meio de uma eficiente gestão de benefícios pode funcionar muito bem.
Quando bem estruturada, essa estratégia é uma poderosa aliada no desenvolvimento das soft skills e hard skills.
À primeira vista, essa relação pode parecer indireta, mas a oferta de benefícios diversificados estimula o bem-estar, a aprendizagem, a cultura e a interação social.
Isto é, as empresas contribuem para o aprimoramento das habilidades de seus funcionários e têm o retorno com maiores produtividades.
Não sabe como incentivar seus colaboradores? Então, acompanhe nosso e-book exclusivo e aplique essa estratégia da forma mais assertiva!