VOLUS

Rotatividade de funcionários: conheça os riscos e como evitar

A retenção de funcionários é, sem dúvida, um dos desafios mais intensos que a maioria dos departamentos de recursos humanos enfrenta, já que, segundo uma pesquisa do LinkedIn, a taxa média de rotatividade de funcionários, anualmente, é de cerca de 11%.

Entre os motivos, está a falta de reconhecimento, benefícios que não são ofertados além do salário mensal e, ainda, os que exigem mais flexibilidade do que seus empregadores atuais oferecem. 

Por isso, continue com a gente neste artigo para conhecer os riscos, e saiba como evitar a rotatividade de funcionários na empresa. Acompanhe!

O que leva a rotatividade de funcionários nas empresas?

A maior parte da rotatividade de funcionários é causada por pessoas que buscam, sem nenhuma ordem específica, mais dinheiro e melhores benefícios quando a empresa em que se encontram não oferece isso a eles. 

Além disso, essas mesmas pessoas anseiam um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mais oportunidades de progredir em suas carreiras e tempo para tratar de questões pessoais.

Aqui estão alguns dos principais contribuidores para a rotatividade de funcionários nas empresas. 

Má remuneração

Quando as pessoas deixam a empresa, a remuneração e os benefícios são os principais motivos, especialmente para os trabalhadores mais jovens: como mostra a pesquisa do Linkedin que falamos logo no início, que descobriu que a remuneração e os benefícios são o principal motivo para que eles mudem de emprego.

Estar sobrecarregado

O esgotamento ocorre quando os funcionários são solicitados a realizar tarefas sem receber os recursos para ter sucesso, quando sentem falta de controle ou quando enfrentam consistentemente mais estresse diário do que é possível.

Pouco ou nenhum feedback ou reconhecimento

Muitos funcionários relatam não receber o tipo certo de feedback do gerente ou serem reconhecidos pelo trabalho realizado. Entretanto, trabalhadores cujo feedback dos gerentes os deixou com sentimentos positivos têm mais probabilidade de se envolver com a empresa.

Baixo equilíbrio entre trabalho / vida pessoal

O equilíbrio entre trabalho / vida pessoal está solidamente entre os 3 principais motivos pelos quais as pessoas deixam as empresas, em todos os estudos. 

Além de evitar a questão do excesso de trabalho, as organizações devem ter como objetivo a flexibilidade de agendamento que permita que as pessoas sejam o mais produtivas possível.

E uma dica extra para perceber o que está levando a alta rotatividade de funcionários é o RH encorajar todos os que saem da empresa a participarem de uma entrevista de saída. 

Na verdade, uma parte vital da gestão de talentos é compreender mais profundamente os motivos da rotatividade e encontrar maneiras de resolver os problemas. 

Isso porque há riscos para organização se a taxa de rotatividade de funcionários estiver alta. Como você vai ver logo abaixo. 

Quais os riscos da rotatividade dos funcionários?

O risco da alta rotatividade de funcionários em uma empresa é que ela pode ficar retratada como um setor indesejável para futuros funcionários. Vamos entender o porquê. 

  • Perda de conhecimento, especialmente se a chave da pessoa muda para uma empresa concorrente, beneficiando assim o negócio rival;
  • Diminui o entusiasmo entre os trabalhadores sobre quem será demitido a seguir;
  • Altos custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários;
  • Aspectos sociais são afetados, especialmente por uma relação mantida com o cliente.

A alta rotatividade é geralmente considerada um KPI desfavorável. Isso significa que você está perdendo bons funcionários, às vezes para os concorrentes. E, como dissemos, as causas incluem problemas com a cultura da empresa, seus benefícios e estrutura de remuneração, sua carreira e treinamento, gerentes e muito mais.

Portanto, a rotatividade de funcionários impacta a lucratividade e, frequentemente, a satisfação do cliente. Do lado tangível, é caro recrutar novas pessoas. Por isso, é necessário algumas ações para que seja evitada, como vamos ver a seguir. 

O que fazer para evitar a rotatividade de funcionários?

Aqui está a boa notícia: a rotatividade de funcionários pode ser evitada. E, para isso, é necessário tomar medidas para eliminar as principais causas que citamos acima, pode ter um grande impacto na empresa. Vejamos algumas dicas. 

Contrate as pessoas certas

A melhor maneira de garantir que os funcionários não o deixem é ter a certeza de que você está contratando os funcionários certos para começar. Defina a função com clareza (para você e para os candidatos). E, então, certifique-se de que o candidato é adequado não apenas para ele, mas também para a cultura da sua empresa.

Mantenha a remuneração e os benefícios atualizados

Analise se está pagando aos funcionários o salário justo por seu trabalho (ou melhor), e ofereça a eles benefícios competitivos. E cartões de benefícios, como os da Vólus, são ideais para empresas. 

Isso pode parecer comum, mas você ficaria surpreso como poucas empresas oferecem aumentos que acompanham o desenvolvimento de um funcionário e o valor real crescente.

Reconhecer e recompensar os funcionários

Mostre a seus funcionários que eles são valorizados e apreciados, oferecendo-lhes um reconhecimento em tempo real que celebra seus sucessos e esforços. Torne-o específico, social e apoiado por recompensas tangíveis, e você também será recompensado com sua lealdade. E isso pode ser feito com um cartão premiação, por exemplo. 

Crie oportunidades de desenvolvimento e crescimento

Os funcionários atribuem um valor enorme às oportunidades de crescimento. E há uma conexão direta entre a falta de oportunidade de desenvolvimento, e as intenções de alta rotatividade. Invista no desenvolvendo e na formação de conhecimento de seus funcionários.

Retenha talentos com os cartões de benefícios da Vólus 

Por fim, para evitar a rotatividade de funcionários e, assim, reter talentos na sua empresa, utilize os cartões de benefícios da Vólus. Somos uma empresa de gestão de benefícios preocupada em otimizar o diferencial competitivo da sua empresa no mercado e melhorar o bem-estar dos seus colaboradores.

Além disso, utilizar as soluções da Vólus facilitam a gestão financeira da sua empresa, eliminando depósitos e reembolsos, deixando o funcionário mais confortável, e o seu negócio com o controle ideal de gastos.

Portanto, use essas dicas para ajudar a construir uma cultura em sua organização que manterá suas taxas de rotatividade baixas e seus melhores funcionários integrados e produtivos nos próximos anos. Solicite já uma proposta e conte com a Vólus para ser seu parceiro

Compartilhe