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Rotatividade de funcionários: principais causas e como evitar

Rotatividade de funcionários: principais causas e como evitar

No mundo corporativo, uma das dificuldades mais frequentes de empresários e departamentos de RH é lidar com a rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover.

Entre os motivos, está a falta de reconhecimento e de benefícios, além do salário oferecido pelos empregadores.

Quando ela é recorrente, a empresa pode ter problemas, com custos de novas contratações, perda de eficiência produtiva e de talentos.

Continue acompanhando este artigo para conhecer as razões e riscos da rotatividade de funcionários. Veja também dicas para evitar este problema. Acompanhe!

Rotatividade de funcionários na empresa: o que é?

A rotatividade é o processo no qual um colaborador deixa seu cargo e ocorre uma substituição na função.

Esse processo pode ser natural, quando o afastamento é inevitável. Está associado ao falecimento, aposentadoria ou afastamento por motivos de saúde.

Há também a rotatividade interna. Ela acontece quando um funcionário é promovido e substituído por outro funcionário em seu cargo de origem.

Por fim, o conceito que merece maior atenção dos departamentos de RH é o turnover voluntário. Nele, o pedido de demissão parte do colaborador.

Esse tipo de rotatividade é bastante prejudicial para a empresa. Por essa razão, é sobre ele que falaremos a seguir.

Principais causas da rotatividade de funcionários na empresa?

Principais causas da rotatividade de funcionários na empresa?

Dentro do ambiente corporativo, as pessoas anseiam, cada vez mais, um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e mais oportunidades de progredir em suas carreiras.

Confira detalhes das principais causas que contribuem para maiores taxas de pedidos de demissão nas empresas.

Má remuneração

Segundo artigo da empresa de recrutamento Robert Half, 40% dos profissionais com nível superior acreditam que merecem ganhar mais

Destes, 34% se mostram insatisfeitos e 6% estão muito insatisfeitos com o atual salário.

Portanto, a busca pelo reconhecimento financeiro pode aumentar as chances de desligamento.

Sobrecarga de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ligado à FGV, aponta que:

  • 43% dos respondentes alegaram sobrecarga de trabalho;
  • 31% sofrem pressão por resultados e metas.

Estes resultados indicam que o esgotamento é mais um motivo causador da alta rotatividade de funcionários.

Por vezes, eles são solicitados a realizar tarefas sem receber os recursos necessários. Com isso, sentem que estão perdendo o controle, ocasionando estresse diário maior do que o necessário.

Pouco feedback ou reconhecimento

Você sabia que um em cada cinco trabalhadores brasileiros não recebem avaliações de desempenho feitas por seus gerentes?

Essa é a conclusão da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) citada pela UOL. Ela foi respondida anonimamente por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas em todo o Brasil.

Ou seja, muitos profissionais não são reconhecidos pelo serviço realizado. Logo, podem se sentir desprestigiados e sem um norte a seguir.

Baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company durante a pandemia de Covid-19 revelou uma forte desconexão entre empregados e empregadores em torno das necessidades de saúde mental.

Por consequência, a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um dos motivos pelos quais as pessoas deixam seus cargos.

Além do excesso de tarefas, muitos trabalhadores não têm flexibilidade de agenda. Assim, causando uma perda de produtividade.

Falta de plano de carreira

Por fim, a falta de um plano de carreira é mais um agravante para que os funcionários “peçam a conta”. 

Eles querem se sentir importantes profissionalmente, com planos de carreira e qualificação. Quando não têm isso, pedem para sair!

Principais riscos da rotatividade dos funcionários

Em uma empresa, o risco da alta rotatividade de funcionários pode representar um problema futuro. Ela pode afetar a imagem no mercado, além de possivelmente afastar novos candidatos.

Confira algumas razões que explicam o porquê disso:

  • Perda de conhecimento, especialmente se um colaborador muda para uma concorrente, levando seu conhecimento técnico para lá;
  • Diminui o entusiasmo entre os trabalhadores sobre o futuro do setor;
  • Altos custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários;
  • Aspectos sociais são afetados, especialmente se esse funcionário tinha relação direta com um ou mais clientes.

Diante destes pontos, casos de rotatividade voluntária impactam na lucratividade e, frequentemente, na satisfação do cliente.

Por isso, algumas ações devem ser colocadas em prática para evitar a rotatividade, como veremos a seguir.

O que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários?

O que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários?

De fato, a rotatividade voluntária não é benéfica para as empresas. Mas há uma boa notícia: ela pode ser evitada.

Para isso, cabe à gerência e seu departamento de RH tomarem medidas que ajudem a tornar o colaborador mais feliz. Veja algumas dicas.

Contrate as pessoas certas

A melhor maneira de garantir que os funcionários não peçam demissão é ter a certeza de que a pessoa certa está sendo contratada.

Durante o processo seletivo, defina a função do futuro colaborador com clareza. Então, certifique-se de que o cargo é adequado e de que ele se enquadra com a cultura da empresa.

Vale, inclusive, adotar ferramentas neste processo, como a de gestão comportamental. Isso assegura que os colaboradores admitidos tenham maior chance de permanência.

Mantenha a remuneração e os benefícios atualizados

Analise se você está pagando aos funcionários um salário condizente com o trabalho exercido. Também priorize a oferta de soluções que façam com que o colaborador fique mais satisfeito e sem a intenção de sair.

Para isso, adote a estratégia certa. Busque entender quais são os benefícios que mais condizem com o interesse de cada pessoa e faça uso da ferramenta certa. 

Temos um e-book que pode ajudar. Clique no banner abaixo e confira mais dicas sobre esse tema.

eBook gestão de benefícios

Pode até soar estranho, mas muitas empresas falham em oferecer aumentos que acompanham o desenvolvimento de um funcionário, assim como benefícios diferenciados e flexíveis. Invista nisso e veja a diferença!

Reconheça e recompense os funcionários

Mostre aos colaboradores que eles são importantes para o crescimento profissional e para que as metas sejam atingidas.

Para isso, celebre seus sucessos e esforços através de feedbacks. Também torne esse reconhecimento profissional tangível por meio de recompensas.

Assim, a empresa recebe a lealdade do colaborador. Logo, oferecer um cartão multibenefícios, por exemplo, pode ser uma excelente bonificação.

Crie oportunidades de desenvolvimento e crescimento

Bons funcionários costumam atribuir um valor enorme às oportunidades de crescimento.

Por isso, invista no desenvolvendo e na formação de conhecimento. Ofereça cursos e demais medidas que visem o próprio crescimento profissional do colaborador.

Entenda as necessidades dos colaboradores

Em muitos casos, a remuneração e os benefícios oferecidos pela sua empresa podem ser similares aos da concorrência. Então, como manter o funcionário? 

Uma boa dica é aplicar pesquisas internas para entender as necessidades e expectativas do colaborador. Essa é inclusive uma das 10 tendências mais fortes para 2024.

Para isso, invista em uma pesquisa de clima organizacional. Ela funciona como um termômetro para medir as percepções do time sobre o ambiente de trabalho e as relações profissionais.

Aposte na gestão de benefícios certa

Como você viu até aqui, a rotatividade voluntária de funcionários representa um grande problema para a organização. Ela causa perda de talentos, gastos com a contratação de novos colaboradores e menor eficiência.

Uma das formas de reduzi-la é a oferta dos benefícios para funcionários. Eles proporcionam uma série de vantagens, como:

  • Promove a saúde e a qualidade de vida;
  • Mantém os profissionais mais satisfeitos;
  • Engaja todo o time;
  • Gera boa impressão no mercado e para futuros colaboradores;
  • Melhora a retenção e atração de talentos.

Mas, para oferecer estes benefícios, invista em uma boa parceira. Com mais de 2 décadas de experiência, a Vólus oferece diferentes cartões de benefícios para seus colaboradores.

Também permite a emissão de dados e relatórios completos sobre os tipos de auxílio disponibilizados pela empresa e muito mais.

Por fim, é importante destacar que a remuneração vai além do salário base, devendo incluir também benefícios que agregam um maior bem-estar ao colaborador. Uma solução é o cartão Flexível Elo! 

Conheça as vantagens que a Vólus oferece para sua empresa e seus funcionários.

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