Um clima organizacional positivo motiva os funcionários, aumenta a moral, melhora a imagem empresarial e atrai novos talentos. Afinal, isso gera impactos em diversos aspectos: desde a produtividade até os relacionamentos interpessoais.
E quem não gosta de trabalhar em um lugar legal, não é mesmo? Esse é um ciclo interessante, já que uma empresa em harmonia e feliz gera funcionários motivados e o contrário também acontece.
Neste post, você confere a relação existente entre o clima organizacional e os benefícios corporativos. Quer entender como eles se conectam? Confira!
Qual a importância do clima organizacional dentro da empresa?
Você sabia que 54% das pessoas têm medo de sofrer punições em razão de erros no dia a dia de trabalho? O dado foi apresentado em uma pesquisa, feita com mais de 2 mil trabalhadores de empresas de vários portes e segmentos.
Muito mais do que os números, precisamos entender o que eles significam. Afinal, funcionários inseguros não atingem sua máxima performance e isso afeta o clima organizacional.
Obviamente, existem muitos fatores que podem prejudicar ou favorecer a harmonia e produtividade da empresa. Felizmente, cada vez mais gestores se preocupam em monitorá-los.
Se, no passado, as empresas só exigiam mais produtividade, hoje elas se preocupam com a saúde e bem-estar de seus colaboradores. Como consequência, alcançam melhores resultados e crescem de forma natural e sólida.
Líderes de verdade entendem o papel do clima organizacional e estão atentos a todo o movimento mundial em torno disso. Aliás, no ano de 2019, a OMS incluiu a Síndrome de Burnout no rol de doenças do trabalho — distúrbio caracterizado pelo desgaste físico e psicológico no ambiente profissional.
Diante disso, ressaltamos que gestores e a equipe de RH precisam pensar sobre o assunto e ouvir seus colaboradores. Além disso, devem se esforçar para que eles participem dos processos da empresa e se sintam parte do sucesso.
Em síntese, quando o colaborador se sente valorizado e vê o empenho da empresa em garantir sua saúde e bem-estar, trabalha com mais empenho e felicidade. Isso, sem dúvidas, faz bem para os resultados do negócio.
Quais são os principais indicadores de clima organizacional de uma empresa?
Agora que você entendeu como um clima organizacional saudável é importante para sua empresa, é hora de conhecer alguns indicadores que podem te ajudar a mensurar essa meta. Afinal, como saber se está tudo bem em seu ambiente de trabalho?
Selecionamos 3 métricas que podem ser usadas em qualquer empresa. Conheça:
- absentismo — quando profissionais faltam ou chegam atrasados regularmente, é sinal de que o clima organizacional está negativo;
- rotatividade — se sua empresa tem muitos desligamentos, é preciso verificar quais pontos podem estar contribuindo para esse índice;
- produtividade — aumentar a produtividade sem afetar a satisfação dos membros da equipe é um dos principais objetivos de qualquer gestão. Quando há bons resultados neste sentido, é sinal de que o clima organizacional é positivo.
Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?
Sem dúvidas, o clima organizacional é um elemento determinante para o sucesso empresarial. É por isso que este post é tão relevante e atual.
Acontece que, mesmo sendo tão importante, muitas organizações ainda enfrentam dificuldades nesse segmento. Pensando nisso, selecionamos dicas valiosas e que podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Acompanhe!
Crie um ambiente de confiança entre líderes e demais colaboradores
É fundamental criar um ambiente de confiança entre a administração e os profissionais do seu negócio. Essa é uma forma de promover o máximo envolvimento dos colaboradores e estimular o respeito e colaboração.
Um bom exemplo é a prática do “cara-a-cara”. Trata-se de uma reunião periódica entre o gerente e seu subordinado, que pode ajudar a alinhar questões e melhorar o diálogo.
Mantenha seu time treinado
O treinamento e a capacitação contribuem diretamente para os bons resultados de uma empresa. Porém, quando falamos sobre esse assunto, não nos referimos apenas à contratação de palestras e cursos de grandes nomes do mercado.
Os próprios profissionais podem repassar seus conhecimentos para os colegas. Com isso, você institui a troca de habilidades, garante um bom nível de conhecimento na empresa e, ainda, conquista um time unido.
Incentive e confie na diversidade
No contexto atual, estimular a diversidade dentro da empresa precisa ser uma prioridade. Aliás, uma pesquisa feita pela Harvard Business concluiu que organizações que dão atenção a isso reduzem em até 50% os conflitos internos.
Mas, além disso, é uma maneira de aproveitar diferentes pontos de vista e habilidades em prol de um mesmo objetivo. Quanto mais diversificado for o seu time, melhores serão os resultados obtidos.
Mostre aos líderes a importância do clima organizacional
Mais uma vez, nos deparamos com o tema liderança. Gestores têm grande influência na melhoria do clima organizacional e, por isso, é necessário que entendam a necessidade de investir nessa questão.
A ideia é que cargos de chefia compreendam seu papel. Para isso, a realização de treinamentos específicos para líderes é uma grande estratégia.
Ofereça benefícios corporativos
Quer uma equipe realmente engajada, motivada e feliz? Então, você precisa pensar na possibilidade de oferecer benefícios corporativos. As grandes marcas do mercado já entendem o quanto isso é importante e o seu negócio não pode ficar para trás.
Como você já deve saber, atrair e reter talentos é uma tarefa árdua. Os bons profissionais não buscam apenas salários atrativos, eles estão de olho nas vantagens extras que uma empresa pode oferecer. É por isso que você deve pensar nos benefícios corporativos.
Em outras palavras, a gestão de talentos precisa ir além da remuneração e auxílios obrigatórios por lei. Pense além e tenha em mente a importância de reconhecer e valorizar as pessoas que fazem seu negócio crescer.
Afinal, qual a relação entre o clima organizacional e os benefícios corporativos?
Na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho, os profissionais pesquisam e consideram uma série de benefícios corporativos. Isso mostra que eles são um atrativo e contribuem para atrair bons colaboradores.
Na prática, oferecer benefícios é uma maneira de mostrar que seu negócio valoriza seus colaboradores. Trata-se de uma estratégia muito benéfica, capaz de melhorar o clima organizacional e reduzir os índices de rotatividade e absenteísmo, por exemplo.
Tem dúvidas de que isso é relevante para seu crescimento? Uma pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa Gallup em 73 países, mostrou que funcionários engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo.
Portanto, não há dúvidas de que isso favorece o seu cotidiano. Estude seu orçamento e verifique a possibilidade de de entregar alguns benefícios, como:
Conte com a Vólus para melhorar o clima organizacional de sua empresa!
Como vimos, além de outros fatores, oferecer benefícios corporativos é, sem dúvidas, um fator importantíssimo na melhora do clima organizacional de uma empresa. Se a sua empresa tem dúvidas sobre quais deles oferecer, a Vólus Gestão de Benefícios pode te ajudar!
Com anos de experiência no mercado, contamos com soluções práticas e inovadoras. De grandes multinacionais a empreendimentos de pequeno porte, estamos presentes na rotina de várias organizações, levando benefícios, conveniência e praticidade.
Nossos cartões de benefícios atendem a diversas demandas na área de gestão de pessoas, como convênios, benefícios, despesas e incentivos. Não perca mais tempo e converse com a nossa equipe!