VOLUS

Consumo de combustível da frota

Consumo de combustível da frota: como calcular e acompanhar

Cada vez mais os diretores apostam no uso de dados para análises e, logo, tomadas de decisões mais assertivas. Um desses dados vem do consumo de combustível da frota, que pode dizer qual o melhor tipo combustível, a hora de trocar de veículos e assim por diante.

Se há um carro que está consumindo mais gasolina do que outro, há um sinal de alerta. Ou quando o gasto com manutenções está alto demais. E você sabe dizer quais os custos dos veículos com impostos todos os anos? Todas essas informações importam.

A partir de um olhar mais analítico, as empresas ganham competitividade – o que acontece quando atitudes são baseadas em dados e não em achismos ou feeling. Esse pensamento também está presente na gestão de frotas. Abaixo, veja como calcular e monitorar o gasto com combustível.

Por que calcular e acompanhar o consumo de combustível

Em qualquer indústria, o acompanhamento do consumo de combustível se faz interessante porque impacta diretamente no negócio. Obviamente, se está gastando demais, será preciso tomar medidas para diminuir esse custo – porque despesa demais é lucro de menos.

Mas, não é somente isso. Ao ter a informação nas mãos, é possível pensar em possibilidades:

  • Trocar o tipo de combustível (etanol, gasolina, Gás Natural Veicular);
  • Fazer revisões (além das periódicas);
  • Renovar a frota (veículos mais modernos, elétricos);
  • Investir na capacitação dos motoristas;
  • Reavaliar o preço final do produto que é comercializado;
  • Validar os custos logísticos (principalmente de transporte) no negócio.

A verdade é que a partir de uma conta simples, o consumo de combustível de um veículo ou de toda a frota pode indicar melhores resultados. E, consequentemente, permitir decisões que farão muita diferença no ganho de produtividade e redução de custos da operação.

Então, vamos aos cálculos! 

Como calcular o consumo de combustível da frota

Como calcular o consumo de combustível da frota

O preço do combustível e a quantidade de quilômetros rodados impactam, diretamente, no financeiro das empresas. Por isso, é preciso fazer as contas para ter uma média do consumo de combustível da frota. O cálculo considera duas unidades de medidas bastante conhecidas:

  • Quilômetro (km) e
  • Litros (l).

Ainda que as novas tecnologias dos veículos permitam a conta automática, o ideal é fazê-la do jeito manual. Primeiro porque nem todo carro tem computador de bordo. Segundo porque é uma maneira de aprender a lógica do raciocínio.

Então, basicamente, os passos são:

  1. Encha o tanque do veículo até o desarme da bomba;
  2. Na sequência, zere o hodômetro parcial;
  3. Após a distância percorrida, vá ao posto e complete o tanque até o desarme;
  4. Anote a quantidade de litros abastecida e a quilometragem.

Esses dados, dos quilômetros percorridos e dos litros abastecidos, são necessários para o cálculo do consumo de combustível médio de um veículo. Com eles em mãos, o último passo é usar a seguinte fórmula para chegar ao resultado:

  • Litros abastecidos / quilometragem percorrida.

Para o melhor entendimento, veja esse exemplo. Após uma semana de trabalho, o hodômetro marcou 200 km. E, ao abastecer, os motoristas viram que a bomba do posto de combustível marcou 20 litros. Sendo assim, temos 200/10, que é igual a 10 km/l. Essa foi a média de consumo.

Se temos a média, basta multiplicá-la pelo preço pago pelo combustível para ter o custo-final. Observe que isso não significa que todos os carros vão ter o mesmo gasto ou que todas as viagens vão ter a mesma relação de quilômetro por litro. 

A quantidade de carros na frota

Dando sequência ao raciocínio, temos a média de consumo de combustível de um único veículo. Mas, com os dados de todos os outros, é possível fazer a média da frota, também. E, novamente, fica mais fácil entendermos quando temos um exemplo.

  • Carro 1: média de 10 km/l;
  • Carro 2: média de 14 km/l;
  • Carro 3: média de 12 km/l.

Basta usar a conta da média, ou seja, a soma dos resultados dividida pela quantidade de carros. Logo, 10+14+12 / 3. O resultado, portanto, do consumo de combustível da frota da empresa é de 12 km/l. A partir disso, basta usar a regra de 3 para novos cálculos, como para descobrir o gasto total.

Como acompanhar o consumo de combustível da frota

Acompanhar o consumo de combustível da frota

A conta matemática do consumo de combustível da frota acima faz todo sentido. Entretanto, precisamos trazer um alerta: imagine o trabalho – e o risco de erros humanos – que acontece com tantos números sendo multiplicados, somados e divididos diariamente, semanal ou mensalmente.

Por isso, usar a tecnologia é uma ideia para as empresas porque:

  • Facilita o trabalho dos motoristas;
  • Otimiza o trabalho do departamento de RH;
  • Torna a tomada de decisão mais assertiva na empresa.

E a boa notícia é que, para inovar e usar esses recursos tecnológicos, não é preciso reinventar a roda ou fazer investimentos exagerados. Nada disso. A boa gestão de frotas, somada a um aplicativo intuitivo, permite isso: dos cálculos ao monitoramento – até criação de parâmetros!

Por exemplo, o que seria preciso fazer se os diretores quisessem saber qual foi a média de consumo de combustível da frota no ano todo? Do jeito mais tradicional, será preciso pegar a média de cada veículo, mês a mês e fazer as contas.

Se é para descobrir o gasto, então, deve-se pegar as anotações do quanto foi gasto mês a mês em postos de gasolina. Logo, um trabalho manualmente cansativo e com chances de falha. Ainda que seja com uma planilha de Excel, temos uma grande chance de erros, seja em uma vírgula ou número.

 Por isso, o cartão e aplicativo da Vólus traz vantagens, ao permitir os relatórios digitais, sendo:

  • Consumo por veículos;
  • Consumo por motoristas;
  • Gastos por períodos;
  • Extrato analítico por veículos e outros.

Essas informações são possíveis porque os cartões possuem senhas individuais e podem ser emitidos por veículo. Por isso, permite o melhor controle dos gastos da frota. E para ler os dados, o aplicativo e o portal funcionam todos os dias e todas as horas, sendo totalmente online.

Regras, limites, alertas e parcerias

A solução Vólus apresenta, ainda, mais benefícios que auxiliam na gestão de frota. Por exemplo, o uso de regras, limites e parâmetros. Isto é, o sistema permite definir horários e datas para o abastecimento dos veículos, além de travas médias por km/l e muito mais.

Já o sistema de alerta é outra funcionalidade interessante. A partir dos dados do cartão, os alertas são enviados com datas de vencimento de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), de IPVA (Imposto sobre a Propriedade Automotores), extintores, óleo, seguro e outros.

Na Vólus, sua empresa pode contar, ainda, com duas parcerias:

  • Vólus Pass e
  • Web Rota.

O Vólus Pass é para o pagamento de pedágios e estacionamentos. Ou seja, uma TAG para veículos. Ela foi desenvolvida em parceria com a Taggy, da Greenpass. O sistema é totalmente integrado, aceito em 100% dos pedágios, vinculada (placa/cartão) e com gestão unificada.

Já o Web Rota é uma forma de monitorar resultados por meio de indicadores de rastreamento e abastecimento. Dessa forma, é possível saber onde estão os veículos e as equipes externas, mantendo a segurança da sua operação.

Monitore o consumo de combustível da frota com eficiência!

O cartão e o portal podem ser usados por empresas que tenham 1 veículo ou mais. Ou seja, independentemente do tamanho, se há interesse em calcular e acompanhar o consumo de combustível da frota com eficiência e transparência, a solução Vólus é fundamental.

Portanto, é uma maneira de usar a tecnologia para otimizar a gestão de gastos dos veículos. Além do abastecimento, possibilita informações de outros custos envolvidos, como manutenções, documentos, pedágios e assim por diante. Tudo acessível em alguns cliques.

A gestão de frotas pode ser descomplicada, segura e econômica. Evite retrabalhos: permita que a tecnologia faça parte do dia a dia do seu negócio, de modo a otimizar tempo, recursos e dinheiro. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta:

Aumente a economia com o Cartão Gestão de Frotas Good Card! Clique e faça um orçamento com a Vólus.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *