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Ações de endomarketing para Natal

5 ações de endomarketing para o Natal

As ações de endomarketing são imprescindíveis para os bons resultados de uma organização. A afirmação é de um trabalho de conclusão de curso: “endomarketing e comunicação: um estudo de caso”, publicado na revista eletrônica do Centro Universitário UNIESP.

A mesma pesquisa diz que “motivar, recompensar e desenvolver fortalece o relacionamento entre empresa e colaborador”. Mais do que isso, em outra pesquisa verificou-se a relação direta entre “as práticas de endomarketing e a felicidade dos indivíduos da empresa”.

E a maioria das empresas sabe disso. Ao menos, foi o que comprovou a consultoria Robert Half no G1. “89% das companhias reconhecem que os bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores”.

A consultoria trouxe outros dados enviados por recrutadores de todo o país:

  • 89% dos colaboradores felizes são mais produtivos;
  • 74% deles são mais inovadores e criativos;
  • 73% se dizem mais cooperativos no trabalho;
  • 66% são mais leais à empresa; e
  • 63% superam as expectativas estabelecidas.

Isso deixa claro que manter as pessoas de uma empresa felizes e motivadas gera, portanto, melhores resultados para o negócio todo. Então, a pergunta é: como fazer isso? A resposta pode estar nas ações de endomarketing, assunto central desse blog. 

O que são ações de endomarketing

As ações de endomarketing devem ter o propósito de melhorar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários. Logo, há várias possibilidades para que isso aconteça, e as melhores são focadas no tipo de negócio e nas pessoas que estão naquela companhia.

Essas ações trazem muitos benefícios para o cenário corporativo, como a adesão de vários departamentos e a motivação de todos os colaboradores. Além disso, o envolvimento de mais pessoas além do departamento responsável melhora o senso de pertencimento.

Dessa forma, também permite que gestores reconheçam limitações, interesses e outros aspectos relacionados aos sentimentos dos colaboradores. Conforme um trabalho de conclusão sobre endomarketing, essa prática “permite sugerir melhorias para a integração na organização”.

Os melhores exemplos de ações de endomarketing

A felicidade dos colaboradores importa! Dessa forma, ações de endomarketing são necessárias para que uma empresa tenha sucesso no ambiente interno. Mas como fazer isso? Abaixo, conheça exemplos que funcionam para a satisfação no trabalho.

Eventos exclusivos

Uma ideia de ação de marketing interno são os eventos personalizados para a empresa. Eles trazem o conceito de exclusividade, ou seja, é algo que não acontece em todos os outros lugares. Neste caso, dá para pensar em diversas possibilidades.

Como um churrasco da firma para comemorar o aniversário da empresa. Outra ideia é pensar em um jantar dançante para homenagear os fundadores da companhia. O happy hour sempre ajuda a quebrar a rotina de forma positiva. Assim por diante!

Programas de reconhecimentos

Outra ação de endomarketing que empresas de sucesso praticam tem a ver com os programas que reconhecem os colaboradores ou até mesmo as ações setoriais. Sabe aquele prêmio que o vendedor com melhor desempenho ganha? É uma ideia.

Outra hipótese é a do vale-presente para quem completa alguns anos de empresa. Assim, o valor pode ir subindo conforme os anos. Por exemplo, ao comemorar 1 década, o funcionário recebe um crédito que é 10 vezes o valor de quem completou 12 meses, por exemplo.

Processos de feedback

O feedback é um tipo de comentário ou análise que todas as pessoas podem dar e receber em uma companhia. Tem o objetivo de trocar informações e permitir uma busca pelo autoconhecimento de cada um. Por isso, o foco não é fazer cobranças, mas permitir o diálogo.

A ação de endomarketing faz muito sentido para que os colaboradores possam se sentir à vontade em falar com outras pessoas sem se sentirem julgadas. Por outro lado, quem recebe o feedback deve recebê-lo de coração aberto, visando o crescimento profissional.

Compartilhamento de resultados

Sabia que compartilhar os resultados do negócio também é uma ação de endomarketing? Afinal, isso vai atuar diretamente no entusiasmo e satisfação do colaborador. Ainda que os números não sejam totalmente positivos, eles se sentem parte do todo.

Então, independente da periodicidade, crie o hábito de apresentar os resultados em campanhas. O que pode ser visando apresentar um novo número de leads ou clientes, as conversões, o faturamento, o lucro, as vendas, entre tantas métricas disponíveis.

As ações de endomarketing para o Natal

Ações de endomarketing para o Natal

Outro dos exemplos de ações do marketing interno é aquela que acontece no período mais aconchegante do ano, o Natal. Seja com presépio, árvores natalinas, comidas típicas, fotos dos colaboradores ou outros motivos; o ideal é personalizar. Abaixo, veja algumas ideias.

1 – A decoração temática

Se o assunto é o Natal, não tem como deixar de lado o clima dessa data tão especial. O que muda entre as ações de endomarketing disponíveis tem mais a ver com os valores e o estilo da sua empresa do que com a ação.

A maioria aposta em luzes pisca-pisca, guirlandas e enfeites. Outras, podem preferir apenas uma árvore de Natal minimalista ou um Papai Noel de mesa, por exemplo. O fato é que não existe resposta certa na hora de tematizar o ambiente de trabalho.

2 – Os presentes natalinos

Essa é uma ação que tem significado muito atualmente pelo motivo de indicar um reconhecimento aos colaboradores. Traz o sentimento de validação e reforça a importância do trabalho de todas as pessoas. Mas atenção com os presentes!

Dessa forma, o ideal é que a empresa presenteie os colaboradores, sem que eles precisem desembolsar valores para isso. Ou seja, o amigo secreto pode ser incômodo para alguns. Já oferecer um cartão cesta de Natal individual é bola dentro.

Leia também: Cartão Cesta de Natal da Vólus é solução prática e democrática!

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3 – Os cartões personalizados

Uma ideia para investir no endomarketing sem precisar de grandes investimentos é incentivar a distribuição de cartões personalizados à mão. O tema pode ser o Natal e o RH (Recursos Humanos) deve organizar de modo que todos deem e recebam o cartão.

Se a empresa for muito grande, dá para dividir por setores, por exemplo. O objetivo é a troca de mensagens e, também, o incentivo à criatividade e aos trabalhos manuais, cheios de significado para quem faz e para quem recebe. Portanto, o custo dessa ação é baixo!

4 – As ações solidárias

Sabia que o envolvimento em ações solidárias diz muito sobre a empresa? Inclusive, pode ser determinante para melhorar o branding corporativo. 

Os temas podem ser variados e irem conforme os objetivos empresariais. Por exemplo:

  • A minimização do impacto ambiental;
  • A promoção de ações de voluntariado;
  • A criação de programas de capacitação, campanhas na área da saúde e assim por diante.

5 – A confraternização da firma

Não podemos terminar sem mencionar a confra da firma! Como o fim de ano indica um fim de ciclo, genuinamente, temos a necessidade de avaliar aquele balanço anual, não apenas em dados, mas em reflexões. Assim, é um sentimento de alívio, de dever cumprido.

Por isso, a confraternização é o momento em que todos se reúnem para falar de tudo – e não apenas de trabalho ou resultados. É esse terminar de ciclo que parabeniza o que passou e serve de esperança para o que virá. Dessa forma, é uma chance de aproximar todos os colaboradores.

Aprenda mais sobre as ações de endomarketing

Periodicamente publicamos temas relevantes, como esse das ações de endomarketing. O nosso objetivo com o blog é informar e trazer ideias interessantes para o seu negócio. Afinal, a felicidade dos colaboradores impacta, positivamente, nos resultados da empresa.

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