VOLUS

Telemetria veicular: 5 vantagens para a gestão de frotas

Telemetria veicular: 5 vantagens para a gestão de frotas

Você sabia que um carro ou caminhão em movimento gera uma grande quantidade de dados? Para coletá-los e transmiti-los, o uso do sistema de telemetria veicular torna-se imprescindível.

Essa é uma tecnologia responsável pela coleta remota de informações dos veículos. Assim, velocidade média, distância percorrida, localização, consumo de combustível e outros índices são continuamente captados pelo sistema.

Quando analisados, estes dados geram informações que possibilitam realizar análises que levam os gestores a tomar decisões mais acertadas.

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre a telemetria veicular, como funciona e quais são suas vantagens para a gestão de frotas. Acompanhe!

O que é telemetria veicular?

A telemetria veicular é uma tecnologia de monitoramento e controle utilizada para acompanhar a operação de veículos em movimento, como carros, caminhões, embarcações e empilhadeiras.

A função deste sistema é coletar dados de sensores remotos, enviando-os para um sistema central. Eles se baseiam na obtenção dos seguintes indicativos:

  • Localização, velocidade e demais informações relacionadas ao veículo em tempo real;
  • Monitoramento do desempenho de motores e dos pneus, tempo de frenagem, desgaste de componentes e outras variáveis ​​relacionadas ao veículo.

Essa solução também está baseada no uso de técnicas que analisam e interpretam os dados coletados. A tecnologia otimiza a gestão de frotas, como ainda falaremos neste artigo.

Como funciona a telemetria veicular?

A telemetria usada em veículos é, como já destacado, um tipo de tecnologia responsável pela coleta, envio e recebimento de dados

O principal objetivo dela é monitorar, de forma remota, tudo o que acontece com o equipamento.

Para esse monitoramento, o veículo possui sensores que passam a captar as informações referente a operação.

Em seguida, através de sinais de rádio, rede de telefonia ou satélite, essas informações são enviadas a um servidor central.

Posteriormente, o sistema de gestão de frotas analisa as informações. Então, o gestor tem acesso a diversos relatórios, que compilam os dados de acordo com cada necessidade.

Conheça os 2 tipos de telemetria

O funcionamento de um sistema de telemetria veicular costuma acontecer por meio de duas tecnologias diferentes: analógica e digital. Veja as características principais de cada!

Telemetria analógica

O primeiro sistema é baseado no uso de sensores instalados fisicamente em algumas partes do veículo.

Por exemplo, se o objetivo estiver relacionado à medição da rotação por minuto, o sensor deve ser instalado no conta-giros. Se for necessário medir a quilometragem percorrida, um sensor deve ser instalado no odômetro. E assim por diante.

Por isso, a instalação é mais complexa, exigindo vários sensores e fios nos pontos de análise. Também exige calibração periódica.

Telemetria digital

Neste segundo tipo de sistema, o veículo é equipado com um computador de bordo. Ele coleta e lê dados do veículo a partir de recursos padronizados, ajudando no monitoramento digital.

No tipo digital, não é mais necessário instalar sensores. Além disso, as informações obtidas são mais confiáveis, completas e enviadas ao sistema com maior agilidade, acelerando as tomadas de decisão.

5 vantagens da telemetria veicular para a gestão de frotas

5 vantagens da telemetria veicular para a gestão de frotas

Segundo dados da empresa de consultoria americana Markets and Markets, o mercado de gestão de frotas deve atingir US$ 55,6 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 14,2% durante o período de previsão.

Diante disso, o investimento em sistemas de telemetria veicular pode trazer vários benefícios para gestores que trabalham com frotas.

Por concentrar uma vasta gama de informação sobre o funcionamento dos veículos, a tecnologia é uma grande aliada da gestão de frotas.

Quando bem gerenciados, os dados coletados otimizam a gestão, independente do segmento ou da quantidade de veículos.

Entre as vantagens que todo gestor terá ao adotar esse tipo de tecnologia, se destacam:

1. Economia

Com os dados dos veículos, o gestor de frota tem a capacidade de aplicar soluções que resultem em economia financeira e de recursos.

Permitem também traçar mapas, com base em variáveis importantes, como distância, tempo de parada, custo de pedágio etc. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários.

Para a gestão do controle de combustível, por exemplo, pode ser realizado um estudo da média de quilometragem percorrida por um período.

Isso garante um planejamento mais eficaz e evita surpresas no caixa. Também é possível criar uma roteirização de transporte capaz de concentrar clientes, otimizando visitas e a logística de entregas. ​

Saiba mais: Frota de caminhões: 8 dicas para otimizar a gestão

2. Frotas mais seguras

Com a telemetria, os gestores têm a capacidade de otimizar a segurança da frota. Por meio dos dados analisados, é possível monitorar todo o desempenho do veículo.

Também é possível agilizar os atendimentos emergenciais, direcionando uma equipe ao local onde for necessário, por meio do rastreamento de localização.

Ainda sobre a segurança, essa técnica fornece a informação necessária para que o gestor elabore planos de manutenção preditiva e preventiva mais efetivos, impedindo veículos parados para ações corretivas.

3. Controle do modo de condução dos motoristas

A segurança no trânsito é um tema crítico e urgente, especialmente no contexto brasileiro. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), citado pela Associação Paulista de Medicina (APM) o Brasil ocupa a 3ª posição mundial em mortes no trânsito, perdendo apenas para a Índia e China.

Assim, a telemetria veicular também possibilita o acompanhamento dos condutores, visando a redução de acidentes.

Ou seja, se algum motorista estiver dirigindo acima do limite de velocidade em uma via, a informação será enviada ao gestor em tempo real. O próprio condutor também é avisado sobre a necessidade de diminuir o ritmo.

Com essas informações, a segurança da operação e do colaborador serão aumentadas.

4. Novas oportunidades de negócio

De forma geral, grandes clientes costumam apresentar exigências mais rígidas. Neste caso, ter frotas monitoradas por telemetria abre caminho para as empresas fecharem mais negócios.

Como diferencial, as muitas possibilidades deste sistema podem ser utilizadas na apresentação dos serviços de uma empresa de gerenciamento, na hora de fechar novos contratos.

5. Gestão muito mais eficiente

Por fim, a maior vantagem da telemetria veicular reside no fato de ela gerar indicadores de desempenho e demais relatórios. Desse modo, aumentando a eficiência e a assertividade da gestão de frotas.

Por meio dessa solução, os dados são mais confiáveis, representando a realidade de cada veículo da frota. Com isso, as tomadas de decisões relacionadas ao planejamento são mais certeiras.

Ou seja, o gestor toma decisões que melhorem a eficiência da frota, economizando tempo e dinheiro.

Quer saber como alcançar a eficiência na gestão de seus veículos? Então confira nosso material sobre esse importante tema.

Veja como reduzir 25% dos gastos da frota

Compartilhe