Muitas pessoas procuram saber como funciona o vale combustível por terem dúvidas sobre a obrigatoriedade deste benefício. E, até mesmo, para entender as diferenças entre ele e o vale transporte.
Por isso, elaboramos este conteúdo esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema, mostrando como esse pode ser um atrativo de talentos para a sua empresa, e indicando maneiras de implementá-lo além do cartão premiação. Vamos lá?
O que é e como funciona o vale combustível?
O vale-combustível é uma forma de auxílio oferecida pelas empresas para cobrir os gastos dos funcionários com deslocamento para o trabalho.
Essa assistência pode ser utilizada tanto por aqueles que possuem veículo próprio, quanto por aqueles que utilizam um veículo da empresa.
Portanto, o vale-combustível é uma forma de diferencial oferecido por algumas organizações para atrair e manter talentos, bem como aumentar a competitividade da empresa.
Então, combina-se este benefício inicialmente por contrato e ele pode ser pago de diversas formas, tais como reembolso, vale com valor fixo ou cartão corporativo. Entenda melhor a diferença a seguir!
Reembolso
Quando a empresa opta pelo pagamento do vale-combustível por meio de reembolso, o funcionário deve realizar o abastecimento do veículo por conta própria. E, posteriormente, apresentar as notas fiscais para solicitar o reembolso.
Geralmente, realiza-se o pagamento em uma data fixa predeterminada, uma vez por mês. É importante lembrar que nessa opção o funcionário deve se responsabilizar por guardar as notas fiscais para prestar contas posteriormente.
Embora seja vantajoso para a empresa, já que paga valores exatos, o pagamento por meio de reembolso requer que o funcionário arque com os gastos iniciais e se certifique de guardar as notas fiscais para obter o reembolso posteriormente.
Valor fixo
O vale-combustível com valor fixo funciona de maneira semelhante ao vale-transporte e vale-alimentação. A empresa disponibiliza um cartão com um valor fixo para o funcionário utilizar em postos de combustíveis específicos que aceitam o benefício.
Mas diferentemente da opção de reembolso, não é necessário apresentar notas fiscais para comprovar os gastos. O cartão já vem com o valor creditado e é possível utilizá-lo de acordo com a necessidade do funcionário.
Cartão corporativo
Uma opção menos comum de vale-combustível é o cartão corporativo, no qual a empresa disponibiliza um cartão de crédito ou débito vinculado à instituição.
Portanto, esse cartão possui um limite de gastos, que pode ser direcionado exclusivamente para o abastecimento do veículo ou pode ser utilizado em outras despesas relacionadas ao trabalho do funcionário.
Sendo assim, a empresa estabelece uma política de uso para o cartão e é responsável pelo pagamento da fatura mensal.
Essa modalidade é menos convencional do que as outras opções de vale-combustível, mas pode ser útil para aqueles que precisam de um limite de gastos mais flexível.
Afinal, qual a diferença entre vale combustível e vale transporte?
Muitas vezes, surge a dúvida sobre qual a diferença entre vale-transporte ou vale-combustível. Embora ambos sejam destinados a auxiliar na locomoção do trabalhador, eles possuem características distintas.
Então, as regras para o vale-transporte estão dispostas na CLT e ele é uma verba indenizatória obrigatória, ou seja, há desconto na folha salarial de até 6%.
O vale-transporte é válido para a utilização de transporte público, independente da distância percorrida para o trabalho.
Por outro lado, o vale-combustível é destinado aos funcionários que utilizam veículos próprios para se deslocar ao trabalho. Por isso, ele é oferecido como uma opção para aqueles que abrem mão do vale-transporte.
Cartão combustível ou reembolso: o que utilizar?
Optar pelo reembolso pode trazer vantagens, uma vez que é pago ao empregado o valor exato do que foi gasto, evitando custos desnecessáriosf.
Além disso, essa opção proporciona um maior controle de contas, o que pode resultar na diminuição das despesas.
Sendo assim, em situações como a de equipes de vendedores externos, que viajam frequentemente em nome da empresa, o reembolso pode ser uma estratégia efetiva.
No entanto, se a intenção for substituir o vale-transporte, o vale-combustível com valor fixo pode ser uma opção mais viável. Pois possibilita controle semelhante, é mais previsível e agiliza processos.
Como funciona CLT em relação ao vale combustível?
De acordo com a legislação trabalhista vigente no Brasil, o vale-combustível não é considerado remuneração e, portanto, não é tributado pelo INSS.
Portanto, a CLT não estabelece regras específicas sobre o pagamento de vale-combustível, tornando-o um benefício opcional negociado entre empregador e empregado.
Contudo, é importante destacar que, ao optar pelo recebimento do auxílio-combustível, o trabalhador deve abrir mão do vale-transporte. Uma vez que ambos têm a finalidade de custear despesas com deslocamento, cada um de acordo com sua modalidade.
Benefícios do vale combustível
Depois de entendermos como funciona o vale-combustível e as implicações legais em relação a esse benefício, é importante destacar as vantagens que sua implementação pode trazer para a empresa, como:
- Atração de talentos: como não é um benefício obrigatório por lei, oferecer o vale-combustível pode ser um diferencial importante para atrair e reter colaboradores que utilizam seus próprios veículos para se deslocar até o trabalho.
- Simplificação do processo: o vale-combustível elimina a necessidade de reembolsos e controle de gastos detalhados. Basta estabelecer um valor médio para o custo de combustível e efetuar o pagamento mensal, garantindo mais flexibilidade e rapidez no processo.
- Aumento da satisfação dos funcionários: o alinhamento com as expectativas dos colaboradores é uma forma efetiva de melhorar a motivação, o engajamento e o nível geral de satisfação dos profissionais. O vale-combustível pode ser uma forma de oferecer um benefício que atenda às necessidades e expectativas dos funcionários.
Conte com a Vólus para aplicar seu vale combustível
Entender como funciona o vale combustível é muito importante. Afinal, assim como o auxílio-cultura, trata-se de um benefício que não é exigido por lei. Contudo pode ter um impacto significativo na satisfação e produtividade dos colaboradores.
Isso porque, além de reduzir o estresse financeiro associado aos custos de combustível, o auxílio demonstra o compromisso da empresa em apoiar seus funcionários e promover um ambiente de trabalho positivo.
Como resultado, os colaboradores podem sentir-se mais motivados e engajados com suas funções, contribuindo para o sucesso geral do negócio.
Por isso, com o Vale Combustível da Vólus, a gestão do RH da empresa é simplificada e sem burocracias, já que não é preciso lidar com requisições, vales ou controles manuais.
Além disso, o colaborador tem a liberdade de abastecer em uma ampla rede credenciada, sem ficar preso a postos específicos, o que traz mais comodidade e flexibilidade para o dia a dia.
Com isso, tanto o colaborador quanto a empresa saem ganhando, já que há uma melhor gestão dos valores concedidos e uma maior satisfação por parte do funcionário.
E para mais dicas de como utilizar a gestão de benefícios a seu favor, continue no Blog da Vólus!