VOLUS

Afinal, é possível sacar o dinheiro do vale alimentação?

Alguns benefícios corporativos fazem a diferença na vida do profissional, em especial os relacionados à alimentação. Se você recebe, já deve ter ficado com dúvidas e uma delas é:será que é possível sacar o dinheiro do vale alimentação?

Muitas empresas o oferecem aos seus colaboradores. Aliás, vale alimentação é um dos muitos benefícios corporativos existentes e há muito para se falar sobre ele.

Pensando nisso, reunimos dicas e informações valiosas sobre o benefício e vamos te ajudar a entender melhor como tudo funciona. Confira a seguir!

O que é vale alimentação?

O vale alimentação, ou VA, nada mais é que o valor que a empresa oferece aos funcionários para que comprem produtos alimentícios. 

Ele se refere a um benefício concedido pela companhia para que o trabalhador faça compras de alimentos em locais credenciados. Portanto, nem todo lugar aceita o VA. Assim, o vale alimentação pode ser utilizado em:

  • açougues;
  • mercearias;
  • padarias;
  • quitandas;
  • supermercados;
  • outros estabelecimentos que comercializem produtos de gêneros alimentícios (in natura); 

Vale destacar que, não se pode utilizar o vale alimentação para comprar itens de outra natureza, como bebidas alcoólicas, mesmo que sejam comercializados em estabelecimentos que vendem alimentos.

Sendo assim, o uso do cartão alimentação traz diversas vantagens, pois torna prático a compra dos produtos e confere liberdade ao funcionário, que pode utilizá-lo da forma como considerar melhor.

+® poss+¡vel sacar o dinheiro do vale alimenta+º+úo

Qual a diferença entre o vale alimentação e vale refeição?

Há divergências significativas entre os dois. A principal é que o VA se destina à compra de alimentos in natura, que ainda não estão prontos para consumo, sendo aceito em supermercados, por exemplo. 

O vale refeição se aplica ao uso cotidiano, para as horas de almoço ou intervalo da empresa, e se destina às refeições prontas. Por isso, ele é aceito em: 

  • restaurantes; 
  • padarias;
  • mercearias;
  • praças de alimentação;
  • quiosques;
  • entre outros estabelecimentos que comercializam alimentos prontos para consumo.

Então, a finalidade dos cartões varia. A forma de uso deles, no entanto, depende totalmente do funcionário, que decide como irá gastá-los ao longo do período. 

Como as empresas oferecem esse benefício corporativo aos seus funcionários?

Em suma, a empresa escolhe os benefícios referentes à alimentação, define o valor e estabelece se o VA será entregue na forma de vale ou cartão alimentação.

Em primeiro lugar, a empresa deve adrir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Governo Federal. Esse Programa permite que a empresa parceira deduza o valor do abono concedido em até 4% do Imposto de Renda. 

Por fim, o ideal é que a empresa busque um serviço de gestão de benefícios, visto que este normalmente não se trata da atividade-fim da empresa.

O que diz a lei sobre o vale alimentação?

De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a empresa pode descontar até 20% de coparticipação sobre o crédito do valor do benefício de cada colaborador, lembrando que o desconto precisa estar descrito no contra-cheque. 

Sendo assim, a empresa define os valores a serem pagos e é responsável por calcular o desconto conforme determina o programa. 

vale alimenta+º+úo

É possível sacar o dinheiro do vale alimentação?

Finalmente, chegamos à pergunta: é possível sacar o dinheiro do vale alimentação? 

Conforme a cartilha do PAT e o artigo 457 da CLT o benefício concedido ao trabalhador não poderá ser oferecido em espécie, dessa forma, de acordo com a legislação é vedado o saque e qualquer tipo de transferência do benefício de alimentação.

O benefício de Vale Alimentação e Vale Refeição tem por objetivo promover a saúde e bem estar do trabalhador, por meio da promoção de uma alimentação saudável e recorrente.

Com isso, seu objetivo é a aquisição de gêneros alimentícios e refeições prontas, que precisa ser respeitada e não pode ser desvirtuada, como ocorreria caso a possibilidade de saque existisse.

A Vólus é sua parceira na gestão de benefícios corporativos!

Agora nós te convidamos a conhecer a Vólus. Nós possibilitamos uma melhor gestão de sua política de benefícios, pois oferecemos diversos cartões referentes a abonos, incentivos e até despesas corporativas. 

Além disso, temos uma rede com parceiros credenciados em todo o Brasil. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Compartilhe