VOLUS

Como a gestão de pneus na frota pode gerar economia

Embora a gestão de pneus na frota ainda não seja o principal ponto buscado para gerar a redução de custos em uma operação de transportes, ela faz uma diferença bem grande e você precisa entender porque dar mais atenção a ela.

Como você já deve saber, o transporte rodoviário de cargas é o modal mais utilizado aqui no Brasil, embora seja, também, o mais caro entre os meios disponíveis. Portanto, melhorar a economia da frota é um desafio constante dos gestores, que buscam sempre novas oportunidades para reduzir gastos.

Geralmente, o foco é no combustível, por ser o principal custo das operações. Porém, enquanto já há diversas soluções disponíveis para um consumo de combustível mais eficiente, a gestão de pneus na frota ainda fica “no escuro”.

E isso precisa mudar. Tanto porque os custos com pneus estão logo em segundo lugar nos maiores gastos, quanto porque ela traz economia, também, em combustível.

Por isso, como alguém que busca melhorar o controle de gastos da sua gestão de frota, saber como cuidar melhor dos pneus é uma solução para o seu objetivo.

O que é a gestão de pneus?

A gestão de pneus, ou controle de pneus, é a área em uma empresa de transportes responsável por saber quantos pneus há na frota, quais são estes, qual está em uso ou estoque, quais precisam passar por uma reforma de pneus, quais devem ser descartados, e assim por diante.

Todas as identificações e movimentações de pneus são parte dessa gestão.

Há uma tarefa rotineira e essencial que permite ter um controle bastante eficiente: a aferição de pneus. Ou seja, a medição de pressão e profundidade dos sulcos dos pneus.

Através dela, você consegue analisar se existe um desgaste acelerado ou irregular acontecendo e causando a perda antecipada dos pneus. Igualmente, torna-se viável controlar os custos relacionados à compra de novas peças e serviços realizados, seja com uma recapagem ou apenas um rodízio.

Como a gestão de pneus consegue gerar economia com a frota?

Equipe realizando cálculos sobre o uso dos pneus de uma frota

Por meio de cuidados com o desgaste e calibragem de pneus, os seus veículos sofrem menos impactos e quebras, assim como é estendida a vida de um pneu.

Se antes da gestão de pneus na frota você não tinha certeza de quando precisaria de novos pneus, quantas compras realizar para o período ou quantos pneus novos manter em estoque, agora você tem uma previsão correta em mãos para se planejar e realizar as compras inteligentes com o orçamento disponível.

Inclusive, porque realizar esse controle gera dados para você calcular o CPK dos pneus. Isto é, o custo por quilometragem de cada item. Assim, descobrindo qual o pneu de melhor desempenho em cada veículo e/ou rota, por exemplo.

Além disso, os custos são afetados também pela redução de manutenções do veículo e do consumo de combustível. Qual a relação, você pergunta?

Como uma maneira de ilustrar a questão, os pneus com baixa pressão fazem com que o veículo seja menos amortecido e receba mais os impactos da estrada, principalmente quando há muitos buracos ou detritos no caminho. Assim, o caminhão acaba tendo mais desgastes, quebras e falhas de seus componentes, aumentando os custos com manutenções corretivas.

No mesmo sentido, a calibragem incorreta atrapalha a tração do pneu com o solo, afetando o rendimento de combustível negativamente.

Quais são outras vantagens da gestão de pneus na frota?

Como mencionado acima, a durabilidade dos pneus é estendida, mas sabia que também é possível aumentar a possibilidade de recapes? Ao invés de não conseguir recapar ou recapar apenas uma vez, o pneu pode passar por uma média de três recapagens.

É comum encontrarmos pneus que passam pela “recusa de recape”, quando o desgaste já passou de um limite mínimo e a carcaça teve excesso de fadiga. Com a gestão de pneus na frota, isso pode ser completamente evitado, pois você estará fazendo a medição constante dos sulcos do pneu e enviando-o para a recapagem quando ainda está em condições aceitáveis.

A segurança dos veículos em viagens é algo a ser considerado como vantagem desta gestão. Afinal, pneus bem cuidados previnem acidentes por derrapamento, tombamento e estouros, entre outros. Assim, realizar o controle se torna vital para a segurança das suas operações de transporte.

Como realizar a gestão de pneus na frota?

Pneus de caminhão conservados graças a uma boa gestão da frota

Para começar, você precisa decidir se quer iniciar por uma planilha de controle de pneus ou já usando um sistema digital. Até para você ter uma noção geral, ambos são vantajosos e até a planilha é recomendada para quem está iniciando, com uma frota de até 80 veículos. 

Contudo, conforme aumenta o número de veículos, aumentam os pneus da frota. É provável que você chegue em um ponto onde a planilha não dá mais conta e não facilita mais tanto assim o controle, sendo hora de um sistema mais desenvolvido e prático.

Parte de implementar uma gestão de pneus na frota é comunicar e treinar os motoristas para as suas novas tarefas, de realizar a aferição e preencher os números corretamente. 

Lembrando que, caso utilize o sistema de gestão, os dados são enviados ao sistema automaticamente, então a única tarefa do motorista é inserir o aferidor digital no pneu corretamente.

Finalmente, você precisa utilizar os dados coletados, analisando e tomando suas decisões conforme as informações disponíveis.

Para um controle de pneus realmente eficiente, você precisa de uma ferramenta desenvolvida pensando nas suas necessidades e com foco na solução. Conheça a gestão de pneus Prolog App.

Compartilhe