VOLUS

Pessoa em parque sentada ao lado de bicicleta. Imagem ilustrativa para texto o que é mobilidade.

O que é mobilidade? Entenda mais sobre o conceito e importância

Vivemos um momento em que as formas de locomoção adotadas pelos seres humanos nos fazem questionar o que é mobilidade urbana e qual a sua importância.

Atualmente, as preocupações dos gestores de trânsito não se limitam apenas a formas de melhorar as vias para acomodar mais veículos automotores.

Por isso, é fundamental compreender o conceito de mobilidade, para compreender quais as formas adequadas de contribuir para uma locomoção mais eficiente e responsável.

Assim, a Vólus decidiu escrever este artigo, no qual você compreenderá melhor esse assunto. Por isso, acompanhe esta publicação até o fim. Boa leitura!

Afinal, o que é mobilidade urbana?

Para entender o que é mobilidade, é interessante partir da definição dessa palavra, a qual diz respeito a tudo o que é móvel.

Assim, mobilidade refere-se à possibilidade de se locomover preferencialmente de forma fácil.

No caso da mobilidade urbana, é possível notar que o conceito refere-se ao que é preciso para que a locomoção das pessoas aconteça facilmente desde a origem até o destino de cada cidadão.

Com isso, pensar em mobilidade urbana é importante para notar os problemas que envolvem essa questão, bem como para buscar melhorias, visto que influencia diretamente na qualidade de vida da população.

Esse aspecto fica visível quando olhamos para o comportamento da geração atual, a qual se preocupa muito com a qualidade de vida e, dessa forma, busca maneiras de se locomover com mais responsabilidade.

Sobre isso, vamos comentar melhor a seguir.

Mulher em pé em transporte público. Imagem ilustrativa para texto o que é mobilidade.

A importância da mobilidade urbana sustentável

Diante do que foi exposto anteriormente, é fundamental que a mobilidade urbana dê atenção a formas de melhorar a experiência de deslocamento das pessoas.

Afinal, não basta termos nosso direito de ir e vir assegurados, mas sim que esse direito possa ser exercido com qualidade.

Neste aspecto, a mobilidade urbana sustentável surge como uma solução fundamental para o bem-estar de todos.

Isso porque, o uso excessivo de carros e motocicletas, por exemplo, traz alguns prejuízos, como congestionamentos e emissão de gases poluentes.

Assim, entender o que é mobilidade urbana sustentável e aplicá-la na prática é primordial, e essa é uma responsabilidade de cada um.

Ou seja, o poder público deve ter o compromisso de incentivar o uso de meios de locomoção alternativos, por meio da construção de ciclovias, por exemplo.

Enquanto isso, os cidadãos têm a responsabilidade de procurar formas de ir e vir alternativas, como o uso de bicicletas.

Mas há outras formas de contribuir para uma mobilidade mais sustentável. Quer saber como? Então, leia o tópico a seguir.

Como contribuir para a mobilidade urbana de uma forma responsável: confira boas práticas

Algumas práticas podem ajudar a melhorar a mobilidade urbana, trazendo benefícios a todos os que utilizam as vias públicas. 

O melhor de tudo é que, com ações simples, é possível gerar um efeito extremamente positivo. 

Para incentivá-lo a assumir uma postura mais responsável ao se locomover, separamos uma lista com alternativas. Acompanhe!

Caronas

Com a correria do dia a dia, e os inúmeros compromissos que cada membro das famílias precisa cumprir, tornou-se comum que cada pessoa tenha seu próprio carro.

Se, por um lado, essa medida traz benefícios como a liberdade de locomoção, por outro, os impactos são visíveis.

Primeiramente, porque o excesso de veículos nas ruas ultrapassa, em muitos casos, a capacidade das vias e contribui para o aumento da poluição.

Além disso, quando o motorista é o único passageiro do veículo, automaticamente, ele se torna o único responsável pelos gastos com combustível.

Sendo assim, uma solução para o problema é adotar o sistema de caronas. Para isso, já existem vários aplicativos.

Muitas empresas têm adotado essa medida, incentivando seus colaboradores a transportarem os colegas até o trabalho, visto que vão para o mesmo lugar.

Dessa forma, o trânsito desafoga, diminuindo o tempo de deslocamento, o motorista economiza e o meio-ambiente agradece.

Transporte integrado 

A partir do momento em que se compreende o que é mobilidade urbana sustentável, fica mais fácil unir os meios de transporte, facilitando a adoção de alternativas mais conscientes.

Por isso, é importante que o transporte público se torne inclusivo, inovador e seguro, de modo que as pessoas possam aliar várias opções de transporte durante o trajeto.

Como exemplos, podemos citar medidas como ônibus adaptados a pessoas com mobilidade reduzida ou então metrôs com espaço para transportar bicicletas.

Desse modo, ao aplicar medidas como essas, o transporte, além de integrado, se torna também inclusivo, o que é extremamente necessário.

Homem andando de bicicleta na rua. Imagem ilustrativa para texto o que é mobilidade.

Mobilidade ativa 

Conforme o tempo passa, os municípios passam por transformações contínuas. Com isso, o número de pessoas em circulação cresce, evidenciando a necessidade de melhorias na mobilidade urbana.

Mais uma alternativa, neste caso, é a mobilidade ativa. Você já ouviu falar disso? Vamos te explicar agora.

O transporte ativo consiste em meios que se utilizam da pulsão humana, como bicicletas, skate, patins, cadeiras de rodas e até mesmo a caminhada.

Porém, para que mais pessoas optem por essas alternativas, é fundamental que as cidades disponham de locais apropriados para esse tipo de locomoção.

Por exemplo, para estimular a caminhada, são necessárias pistas seguras e faixas de pedestre, para que os cidadãos se sintam confortáveis para ir e vir caminhando.

Essa é, sem dúvida, uma responsabilidade do poder público. Porém, cada pessoa tem sua parcela de participação para facilitar os meios de transporte ativo.

Sabe por quê? Pelo fato de que é fundamental a empatia por parte dos motoristas, e respeito aos que utilizam a mobilidade ativa como forma de deslocamento. 

Os benefícios são muitos, por exemplo, a diminuição de congestionamentos, a redução da poluição e a melhora na saúde, visto que essa é uma forma de colocar o corpo em movimento.

Agora você compreende tudo sobre mobilidade

Perceba que, além de saber o que é mobilidade urbana, é indispensável encontrar maneiras de sair do tradicional veículo automotor e adotar alternativas mais sustentáveis.

Assim, esperamos ter contribuído para a sua conscientização a esse respeito, e que agora você se sinta motivado a adotar outras formas de locomoção.

Se este artigo te ajudou, o que acha de conferir outras publicações? Para isso, continue no Blog da Vólus

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *